terça-feira, março 24, 2015

Fernando Bezerra defende maior participação popular na política e destaca programa Todos por Pernambuco

Fernando Bezerra Coelho (Foto: Divulgação)

Ampliar a participação popular na tomada de decisões políticas e realizar consultas populares para definir temas estratégicos para a sociedade. Foram estas as bandeiras que o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) defendeu no pronunciamento feito nesta segunda-feira (23), na Tribuna do Senado. O programa Todos por Pernambuco foi destacado pelo parlamentar como modelo de diálogo direto com a população: “um belo exemplo de democracia participativa”.

Criado em 2007 e premiado pela Organização das Nações Unidas em 2012, o programa Todos por Pernambuco é avaliado pela ONU como uma das melhores práticas de gestão do mundo. “Um jeito de governar compartilhando as decisões, ouvindo as pessoas, independentemente da posição política de quem quer que seja”, afirmou o senador, em seu pronunciamento. E completou: “Nas reuniões do Todos por Pernambuco não há situação ou oposição, há cidadãos dispostos a discutir o interesse coletivo. Esta é a boa política, a política que transforma a vida da população”.

O objetivo principal do programa é promover a participação da população no processo de elaboração da Lei do Plano Plurianual, que prevê o conjunto de ações orçamentárias para os próximos quatro anos. No Todos por Pernambuco, o governador e o conjunto do secretariado promovem seminários em cidades-polo de todas as regiões pernambucanas. Durante a manhã, a sociedade participa com sugestões, debates e encaminhamentos, em salas temáticas. No mesmo dia, o conjunto de projetos de cada sala é levado a uma grande plenária popular e os itens que ficarem pactuados passam a fazer parte do chamado Caderno de Prioridades do Governo para o quadriênio.

“Pude participar da maior parte da agenda realizada durante a abertura do evento, no Sertão pernambucano. Mais de 6,5 mil pessoas foram espontaneamente aos fóruns de Araripina, Petrolina, Salgueiro, Floresta, Afogados da Ingazeira e Arcoverde. O número de participantes cresceu quase 40%, se compararmos com a edição de 2011. Este dado mostra que o programa foi assimilado pela sociedade, que identifica um alto grau de entrega a partir das demandas geradas nas plenárias”, disse o senador, em seu pronunciamento.

Fernando Bezerra Coelho também falou da importância de se fortalecer os conselhos e as conferências e lembrou que, enquanto no Brasil houve apenas duas grandes consultas populares, uma em 1993 e outra em 2005, nos Estados Unidos foram mais de 140 perguntas durante as eleições de 2012. "Ou seja, estes mecanismos são corriqueiros em outras nações e comprovadamente ajudam a consolidar a democracia, pois fortalecem o poder popular, fomentam os debates e mobilizam a sociedade para discutir ideias, modelos sociais e programas políticos”, ressaltou o senador.

Assessoria de Imprensa do Senador Fernando Bezerra Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário