terça-feira, março 24, 2015

“Fim da reeleição é consenso", diz Tadeu Alencar em congresso da AMUPE

Deputado federal Tadeu Alencar (Foto: Cláudio Gomes)

Falando no 2º Congresso Pernambucano dos Municípios, nessa terça-feira (23), o Deputado Federal Tadeu Alencar, Vice-Presidente da Comissão da Reforma Política do Congresso Nacional, afirmou que já há um consenso entre os parlamentares no sentido de acabar com o princípio da reeleição para mandatos executivos. “Ela foi importante em um determinado momento histórico, quando se compreendia que quatro anos era pouco para implantar um modelo eficiente de governança. Mas agora, vemos que ela impõe disputas desiguais”, afirmou Tadeu, citando números de pesquisa recente que aponta 90% no índice de mandatários reeleitos na América Latina.

Outra proposta também debatida, e que tem se mostrado consensual, é a unificação do calendário eleitoral. “O Brasil perde muito com eleições a cada dois anos. Economizaríamos recursos, pois uma eleição custa caro para ser organizada, e daríamos mais tranquilidade e tempo para os gestores executarem seus planos de governo", avaliou Tadeu Alencar. Ainda não há consenso se a unificação valeria já para 2018 ou para depois dessa data. Também não há consenso sobre a duração dos mandatos, se de cinco ou seis anos. O Deputado também abordou temas polêmicos como voto proporcional, distrital e financiamento público de campanha, sobre os quais há intensos debates e divergências.

As afirmações foram feitas durante o painel “(Re) Construindo a confiança nas instituições”, onde foi palestrante ao lado do Ministro e Presidente do Tribunal de Contas da União, José Augusto Nardes, e do Sub-chefe do Ministério das Relações Institucionais para assuntos federativos, Gilmar Dominicci. A mesa de debates foi coordenada pelo Presidente da AMUPE, José Patriota.

Rodrigo Lima/AMUPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário