quarta-feira, fevereiro 04, 2015

Inauguração da nova Escola de Referência de Macaparana marca o início do ano letivo da rede estadual pernambucana


Os 490 alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, em Macaparana, na Mata Norte, começaram 2015 de prédio novo e com as palavras de incentivo do governador Paulo Câmara. Nesta quarta-feira (4), o Governo de Pernambuco inaugurou a nova sede da Erem do município, escolhida para receber a cerimônia de abertura do ano letivo de 2015 por ter atingido a melhor nota no último Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) do ensino médio: 5,83. O Estado investiu R$ 4 milhões na construção da estrutura inaugurada hoje - a escola funcionava em um prédio cedido pela prefeitura.

Em seu discurso, Paulo Câmara deu as boas-vindas aos alunos da Erem de Macaparana e de toda a rede estadual. "Esse resultado positivo aqui é fruto de um sonho antigo do ex-governador Eduardo Campos, que, há oito anos, ainda no início da sua primeira gestão, teve coragem e decisão política para revolucionar a Educação de Pernambuco. Hoje, nós percebemos esse sonho de Eduardo espalhado por todo o Estado", lembrou o chefe do Executivo estadual.

O governador também parabenizou os estudantes e corpo docente da Erem de Macaparana pela melhor média do Idepe, índice que mede anualmente a qualidade do ensino nas escolas públicas de Pernambuco, a partir dos resultados dos alunos no sistema de avaliação. "A Educação é o maior legado que podemos deixar para os nossos jovens. É motivo de orgulho saber que estamos produzindo conhecimento em todas as regiões do Estado", destacou Paulo.

O excelente desempenho no índice já tinha sido alcançado em 2011 e 2012. Em 2013, a Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra ficou nas primeiras colocações no ranking estadual pela nota do ENEM entre as Escolas Públicas de Referência. "Nós crescemos muito na dificuldade, pois nos faltava estrutura", disse a gestora da unidade, Laudicéia Farias. A educadora pontuou, contudo, que o mais importante foi o empenho de alunos e funcionários. "Quando a gente dá as mãos, fazemos acontecer", afirmou Laudicéia.

A diretora enalteceu, ainda, o comprometimento do governador com o segmento. "Além da competência e da seriedade, pude perceber aqui a sensibilidade de Paulo Câmara, característica muito importante para uma liderança", garantiu Laudicéia Farias, dizendo que Pernambuco está em boas mãos. Na oportunidade, ela citou um dos discursos do ex-governador Eduardo Campos. "No dia em que os filhos do pobre e do rico; do político e do cidadão; do empresário e do trabalhador estudarem na mesma escola; nesse dia o Brasil será o País que queremos", salientou a gestora, assegurando que na escola já é possível viver essa realidade.

Além da excelente nota no Idepe, a Erem de Macaparana contabiliza uma aprovação média anual de 70% dos seus alunos nos vestibulares; inclusive para cursos como Medicina, Direito e Engenharia. Em 2014, obteve 100% nas metas pactuadas com a Secretaria Estadual de Educação (SEE). É importante ressaltar que a escola é a principal unidade de ensino de Macaparana. Com a escolha do nome da senhora Benedita de Morais Guerra, a unidade homenageou uma das primeiras professoras da cidade, que, ainda na década de 30, trabalhou na alfabetização de crianças em sua residência. "Fico feliz em saber que essa escola representa o que há de melhor no ensino público de Pernambuco", comentou Paulo Câmara.

ESTRUTURA - Antes da solenidade, o governador descerrou a placa e visitou as novas instalações da Erem, quando aproveitou para conversar com os estudantes, participando de algumas atividades de rotina do grupo. No laboratório de química/biologia, Paulo conheceu a intercambista do Ganhe o Mundo, Adna Beatriz, aluna do terceiro ano do ensino médio, de 16 anos. Ano passado, a jovem teve a oportunidade, por meio do programa de intercâmbio do Governo do Estado, de estudar por uma temporada no Canadá. Adna pontuou que a luta por um novo prédio é antiga e que o amor pela escola ultrapassa as paredes construídas.

"Agora, com o novo prédio, os professores têm recursos que não tinham antes. Então, as nossas aulas, que já eram ótimas, serão ainda melhores", comemorou a estudante. Sobre o seu tempo de estudos no Canadá, Adna ressaltou que foi uma oportunidade única e que vai abrir muitas portas para ela no futuro. "Esse intercâmbio me fez ter mais vontade de melhorar a vida na minha comunidade", completou Adna, salientando que muito do que aprendeu fora do Brasil foi, e ainda será, compartilhado com a turma.

A nova estrutura conta com 15 salas de aula, além de três laboratórios (informática/línguas, física/matemática e química/biologia), biblioteca, um bloco de serviço e outro administrativo; quadra coberta e um teatro. A escola funciona em período integral e é constituída por oito turmas, sendo três de 1ª série, três de 2ª série e duas de 3ª série. "Nós temos que proporcionar um ambiente agradável que ultrapasse as barreiras da obrigação para os alunos", lembrou o governador, pontuando que os investimentos acontecem no Estado inteiro.

TABLETS - Além da inauguração do novo prédio da Escola de Referência em Ensino Médio Professora Benedita de Morais Guerra, o chefe do Executivo estadual aproveitou a sua passagem pela unidade para entregar 116 tablets aos alunos do 2º ano do ensino médio. A estudante Vitória Carolina, 15 anos, foi uma das contempladas com a ação. Vitória, que estuda para ser biomédica, contou que o equipamento será importante para as suas pesquisas escolares. "O tablet vai ampliar o meu conhecimento em diversas áreas e agilizar os meus estudos", contou a jovem.

O secretário estadual de Educação, Fred Amancio, enfatizou a determinação da equipe do governo em ampliar os investimentos e continuar proporcionando projetos e ações do tipo. "Nós temos o compromisso com vocês e nós vamos continuar trabalhando para ampliar os nossos resultados", argumentou Fred.

"Estamos confiantes que essa fórmula que Eduardo implantou em Pernambuco vai nos trazer muitos frutos. Para que Pernambuco, tenha uma futura geração que continue nos colocando no caminho certo", explicou o governador Paulo Câmara, que encerrou as suas palavras citando o educador Paulo Freire: "'A Educação não muda o mundo, mas a educação transforma as pessoas. E as pessoas transformam o mundo'".

Blog de Notícias do Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário