sexta-feira, janeiro 02, 2015

Soldados dispararam morteiros que mataram 28 pessoas em casamento


Soldados afegãos foram os responsáveis por atirar por erro na quarta-feira vários morteiros contra um casamento no sul do país, matando 28 pessoas, afirmaram as autoridades nesta sexta-feira (2).

"As tropas lançaram morteiros contra um casamento depois que os insurgentes atacaram na mesma zona um posto militar", indicou à AFP Mohamad Jan Rasulyar, vice-governador da província de Helmand (sul), onde o incidente foi registrado.

"Os soldados afegãos acusados de atirar os morteiros foram levados a um tribunal marcial", acrescentou o vice-governador.

Assim, quatro soldados, entre eles um comandante, foram presos e levados à capital provincial, Lashkar Gah.

No incidente, ocorrido no distrito de Sangin, um reduto do Taleban, 17 mulheres e crianças morreram e outras 49 pessoas ficaram feridas. No passado ocorreram confrontos nesta região entre insurgentes e tropas americanas e britânicas.

Segundo as autoridades, as testemunhas indicaram à delegação enviada ao distrito de Sangin que a partir das posições do exército foram disparados ao menos dois morteiros contra a cerimônia.

As testemunhas afirmaram que o Exército disparou depois que alguns convidados atiraram para o ar como forma de celebração, no momento em que a noiva chegava à casa do noivo.

A guerra da Otan no Afeganistão terminou oficialmente no domingo, quando a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) foi substituída pela missão "Apoio Decidido" de ajuda e formação do exército afegão, liderada pelos Estados Unidos.

Os talibãs publicaram na quarta-feira um comunicado no qual comemoravam o fim da missão de combate da Otan, depois de 13 anos mobilizada no país, e declaravam que não serão realizadas negociações de paz enquanto as tropas estrangeiras estiverem no Afeganistão.

UOL
Foto: Ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário