quinta-feira, maio 29, 2014

Incra e Banco do Brasil assinam contrato para pagamento de créditos aos assentados


Os novos contratos de Crédito de Instalação, previstos na Medida Provisória 636/2013 e no Decreto 8.256, assinado pela presidenta Dilma Rousseff na última segunda-feira (26), durante o lançamento do Plano Safra 2014/15, serão operacionalizados pelo Banco do Brasil.

O contrato de prestação de serviços para o pagamento dos créditos ocorreu nesta terça-feira (27), na sede do Incra, em Brasília (DF), e foi assinado pelo presidente do Incra, Carlos Guedes, e o gerente-geral da Agência de Governo do Banco do Brasil, André Jorge Correa da Silva.

A partir de agora, todo o pagamento dos créditos da reforma agrária será feito diretamente ao beneficiário, via cartão, ficando o BB responsável pela execução do pagamento, cujos valores serão disponibilizados pelo Incra.

Cabe também ao Banco do Brasil a emissão do cartão do assentado, contendo seus dados cadastrais. Cada beneficiário terá apenas um cartão, independente do número de modalidade de crédito que acessar.

Individualização
As novas linhas do Crédito de Instalação são destinadas exclusivamente aos beneficiários da reforma agrária, e serão formalizados por meio contrato individual. Isto significa que o dinheiro será depositado diretamente na conta do assentado, que fará sua movimentação por meio de cartão magnético. Na fase de instalação, o assentado poderá acessar até R$ 14,2 mil, em operações sucessivas (veja tabela abaixo).

O novo modelo de crédito para as famílias da reforma agrária seguem ciclos produtivos e serão orientados pela assistência técnica desde a entrada da família no projeto de assentamento.

Confira o novo modelo de crédito sustentável:  

Ciclo 1 - Instalação
Linha de Crédito               Valor (R$)

Apoio Inicial                     5,2 mil (bônus de 90% para pagamento)
Fomento produtivo            3,2 mil x 2 operações (bônus de 80%)
Fomento Mulher                3 mil (bônus de 80%)
Ciclo 2 – Inclusão Produtiva
Microcrédito orientado    4 mil/ano x 3 operações (bônus de 50%)
Ciclo 3 – Estruturação Produtiva
Mais Alimentos Reforma Agrária
Investimentos                   25 mil (40% de bônus)
Custeio                            7,5 mil x 3 operações
Fonte: INCRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário