terça-feira, fevereiro 04, 2014

Hospital libera corpo errado para velório em cidade do interior da Bahia


O corpo de um homem foi liberado errado para um velório na cidade de Ibipeba, no interior da Bahia. De acordo com informações da funerária do município, o corpo de um homem não identificado, que deveria ser levado para Morro do Chapéu, no sudoeste da Bahia, foi conduzido por engano para Ibipeba na última sexta-feira (31). A troca só foi descoberta quando o filho de Arnoldo Eduão Ferreira, que morreu no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, reconheceu que aquele não era o corpo do pai dele. A unidade de saúde informou que houve uma falha na entrega do corpo para familiares de Arnoldo e vai investigar de onde partiu o erro.

Parentes que presenciaram o engano entraram em contato com o médico, que atestou o falecimento de Arnoldo, e solicitaram esclarecimentos referentes à troca de corpos. "O primo dele estava aqui com a gente, ligou para o médico e ele informou que não estava mais no hospital, mas que iria verificar com a assistente social da unidade e que daria um retorno", explicou. A família de Arnoldo retornou com o corpo errado para Irecê ainda na sexta-feira e o corpo certo foi liberado por volta das 21h. Já o enterro foi realizado na tarde de sábado (1º), no cemitério local de Ibipeba. O corpo do homem não identificado permaneceu na unidade hospitalar.

Em nota enviada à imprensa na segunda-feira (3), o Hospital Regional de Irecê, responsável pela liberação dos corpos, reconheceu a falha. Confira o comunicado na íntegra:

O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho reconhece que houve uma falha na
entrega do corpo para familiares de Arnoldo Eduão Ferreira. A unidade informa que abriu processo para investigar de onde partiu o erro na liberação do corpo e inteira que já está tomando todas as providências para reforçar o controle no processo de Liberação de Cadáver do Necrotério. O hospital comunica ainda que a falha já foi corrigida e que a direção do hospital está à disposição das famílias envolvidas para prestar qualquer novo esclarecimento.

G1 BA