terça-feira, fevereiro 04, 2014

Grupo de 30 bandidos armados faz arrastão em hospital do Rio de Janeiro

 
Pacientes deixavam a emergência do hospital no início da madrugada desta terça-feira
Foto: Agência O Globo

Assaltantes armados fizeram um arrastão dentro do Hospital Norte D'Or, em Cascadura, na Zona Norte, na noite desta segunda-feira. Funcionários, pacientes e acompanhantes tiveram dinheiro e pertences roubados. As vítimas não souberam precisar o número de bandidos, mas relataram que o grupo tinha aproximadamente 30 pessoas e todos estavam armados. No momento da ação, a recepção da emergência estava lotada e os assaltantes ainda invadiram outros setores da unidade hospitalar.

De acordo com os relatos das vítimas, após render os vigilantes na entrada do hospital, os bandidos entraram pela recepção da emergência. Depois, o grupo de cerca de 10 assaltantes se dividiu pelas outras salas. Outro grupo ficou na portaria dando cobertura aos comparsas. Muitas pessoas se assustaram com a ação e foram ameaçadas pelos criminosos. Ainda segundo as vítimas, os bandidos eram jovens entre 17 e 20 anos e não esconderam os rostos.


— Eles entraram no hospital gritando para que as vítimas jogassem os pertences numa sacola. Todos estavam armados e faziam ameaças. Um senhor tentou esconder um bolo de dinheiro, mas foi ameaçado. A recepção estava lotada e muita coisa foi levada. Dava para perceber que era uma ação orquestrada, pois tinha um homem dando as ordens. Além disso, eles gritavam o nome de uma facção criminosa — disse um comerciante de 44 anos, que estava acompanhando a esposa, internada no Norte D'Or. Ele não quis se identificar.

Até o início da madrugada desta terça-feira, algumas vítimas ainda estavam deixando o hospital. Sem se identificar, uma mototaxista, de 35 anos, contou que foi buscar atendimento por causa de uma forte dor na cabeça. Porém, enquanto estava na sala sendo atendida, os assaltantes anunciaram a ação. Moradora do bairro, ela ainda relatou que no local, na Rua Carolina Machado, há muitos assaltos, principalmente à noite.

— Onde vamos parar com tanta violência? Não temos mais segurança nem na fila do hospital. As pessoas estavam buscando atendimento, passando mal e foram assaltadas. Muitas se sentiram ainda pior e tiveram que ser atendidas as pressas — contou a mulher, que conseguiu esconder os seus pertences no suporte da luminária.

Segundo policiais civis da 28ª DP (Campinho), 11 vítimas, sendo oito pacientes e três funcionários, fizeram o registro do caso. Um advogado do hospital também esteve no local. Não teria sido levado dinheiro da unidade hospitalar. Para investigar o caso, os policiais vão solicitar as imagens das câmeras de segurança do hospital. Nenhum funcionário do Norte D’Or quis falar sobre o caso.

No dia 5 de janeiro, funcionários e pacientes do Hospital Quinta D'Or, em São Cristóvão, na Zona Norte, foram assaltados por pelos menos seis bandidos. Doze vítimas registraram o caso na 17ª DP (São Cristóvão). Segundo informações das vítimas, os bandidos renderam os seguranças e fizeram um arrastão na recepção do hospital, levando dinheiro de quem estava no local. Os ladrões também roubaram o carro de uma médica.



Fonte: Jornal O Globo