sábado, fevereiro 01, 2014

Em Caruaru, André de Paula apresenta metas do PSD para eleições de 2014

Presidente da legenda em PE também relembra trajetória política e destaca ações parlamentares desenvolvidas em benefício do “coração de Pernambuco”

O presidente do PSD/PE, André de Paula, nessa sexta-feira, 31 de janeiro, voltou a falar não somente sobre as metas do partido para as eleições de outubro, como também sobre o papel do PSD na sucessão do governador Eduardo Campos (PSB/PE). Dessa vez, o debate aconteceu na Rádio Cultura do Nordeste (AM 1.130 MHz), em Caruaru, região Agreste de Pernambuco, e foi comandando pelos radialistas José Almeida, Hélio Júnior e André Santiago.

Segundo André, o projeto nacional, alavancado e conduzido pelo presidente do PSD, Gilberto Kassab, pretende contar, na legislatura que começa em 2015, com 60 deputados na Câmara Federal. “Nesse mapa, um dos nomes está em Pernambuco, e é a nossa contribuição. Temos a expectativa de fazer três ou quatro deputados estaduais. Dispomos de uma chapa com oito candidatos muito bons, a exemplo do delegado de Caruaru, Luiz Bernardo, um jovem dinâmico, conhecido e com conceito excepcional na região”, diz.

O PSD/PE também acredita na reeleição do deputado estadual Rodrigo Novaes, líder do grupo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e vice-presidente estadual do partido. E aposta no sucesso eleitoral de um novo nome: o jovem Joaquim Lira, presidente municipal da legenda em Vitória de Santo Antão e filho do prefeito da cidade, Elias Lira. “Eleger um representante como Joaquim é fazer um deputado com vínculo muito estreito com o PSD, competência e, certamente, grande futuro”, reforça André.
Relação com Caruaru

Durante o debate, André de Paula foi convidado a relembrar um pouco da sua trajetória política, andanças por Caruaru e envio de recursos para a região ao longo da atividade parlamentar. “Tenho um carinho enorme pela cidade que frequento desde menino, inicialmente, ao lado do meu pai, que foi presidente do Bandepe no governo Marco Maciel, e que, portanto, teve papel decisivo nas inaugurações de agências e ampliações por que passou, na época, o Estádio Pedro Vitor, hoje Luiz Lacerda”, ressalta.

Quando militou no PFL, onde iniciou a vida pública e foi presidente durante 17 anos (inclusive, da Juventude do partido), André participou de várias convenções e campanhas, acompanhando os candidatos locais, entre eles, o ex-prefeito de Caruaru e atual deputado estadual pelo PMDB, Tony Gel. Destaque-se que ao deixar de ser candidato a deputado federal, Tony Gel escolheu André como um de seus candidatos.

“Sempre fui muito bem votado em Caruaru e tenho muito orgulho dessa votação. Procurei retribuir da melhor forma possível, estabelecendo uma parceria forte com a prefeitura da cidade e encaminhando emendas voltadas às prioridades locais. Não há dúvida de que Caruaru é o coração de Pernambuco. As coisas aqui se refletem no Estado inteiro. A cidade tem uma massa crítica, do ponto de vista político, muito grande, e é uma importante formadora de opinião”, analisa o presidente do PSD/PE.

Trajetória política

De Paula também foi vereador do Recife, eleito com a terceira maior votação – os primeiros lugares foram de Gustavo Krause, que havia sido prefeito da capital pernambucana, e de Homero Lacerda, que, na época, tinha sido presidente do Sport, quando o time foi campeão nacional.

“Foi um bom ingresso. Dois anos depois, fui deputado estadual. Em seguida, candidato a prefeito do Recife, deputado estadual por duas vezes e três vezes federal, sendo que na primeira legislatura aceitei o convite do governador Jarbas Vasconcelos para servir a Pernambuco na Secretaria de Produção Rural e Reforma Agrária. Por se tratar de uma área com grande interface com o homem do campo, aquela foi uma experiência ímpar, que traz efeitos positivos até hoje em minha vida pública”, destaca.

Nos dois mandatos como deputado federal, exercidos efetivamente, André de Paula atuou como presidente de duas comissões permanentes: a do Meio Ambiente e a de Legislação Participativa. “Em meu último mandato na Câmara, também fui líder da oposição. E durante os oito anos, um dos vice-líderes e vice-presidente nacional do meu partido. Tive uma atuação com bom destaque e creio que isso se repetirá a partir de 2015”, afirma André de Paula.

Como secretário de Estado, André de Paula desempenhou expressivo trabalho na zona rural de Caruaru e região, tanto na construção e reforma de barragens, poços artesianos, açudes e outros serviços diretamente ligados ao homem do campo, quanto na efetivação de programas que ainda constam nas ações da Secretaria, a exemplo do Leite de Pernambuco (hoje, Leite de Todos).

“Outra ação nossa foi a Merenda Regionalizada, que incrementou a merenda escolar com a tilápia do rio São Francisco, o bode do sertão, o pão da padaria da esquina, o milho durante as festas juninas, ou seja, que regionalizou o cardápio e prestigiou o pequeno produtor de Pernambuco”, informa André de Paula.

Assessoria de Comunicação do PSD-PE