quinta-feira, janeiro 02, 2014

Dilma Rousseff está com 66% de aprovação em Pernambuco

Maior índice é entre quem tem mais de 60 anos. Jovens são os mais críticos.

Com o desafio de defender o legado do seu governo para tentar conquistar a reeleição no próximo pleito, a presidente Dilma Rousseff (PT) possui uma administração com avaliação positiva entre os pernambucanos. De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Exatta, em parceria com a Folha de Pernambuco, a administração petista é aprovada por 66% da população do Estado de um dos seus prováveis adversários na próxima eleição, o governador Eduardo Campos (PSB). Já 27% desaprovam, enquanto o restante dos entrevistados não soube responder. Contudo, o desempenho da chefe do Executivo federal ainda é inferior no Estado, em relação à gestão do socialista, que possui aprovação de 80% da população. Os pesquisadores ouviram duas mil pessoas entre os dias 26 e 28 de dezembro.

Primeira presidente mulher eleita do País, Dilma Rousseff é melhor avaliada pelos entrevistados do sexo masculino. O estudo mostra que 69% dos homens aprovam a administração, contra 26% que desaprovam. Entre as mulheres, a avaliação positiva atinge 65% das consultadas, enquanto 28% desaprovam.

Entre as faixas etárias, os pernambucanos com mais de 60 anos são mais otimistas. Dos consultados deste grupo, 73% avaliam de forma positiva a gestão petista, contra 20% que desaprovam. Entre os mais jovens, a avaliação do Governo Dilma atinge seus índices mais baixos. Mesmo em alta entre os consultados, a administração tem a aprovação de 60%, enquanto 34% reprovam. Na faixa dos adultos, Dilma Rousseff possui a aprovação de 68% da população entre 35 e 59 anos. Já 65% dos jovens adultos com idades entre 25 e 34 anos aprovam a administração federal.

A população com o 1° grau incompleto avalia de forma mais positiva a gestora. Dentro deste campo, 74% dos consultados aprovam a gestão petista, enquanto 21% desaprovam. A população com nível superior incompleto é a mais crítica em relação ao governo petista. Dos entrevistados deste grupo, 58% fizeram uma avaliação positiva e 34% negativa. Já 69% dos pernambucanos que não concluíram a alfabetização aprovam a gestão e 23% não se mostra satisfeita. Entre aqueles com o 2° grau incompleto, a petista é bem vista por 61% dos consultados e não possui a aprovação de 33%.

Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário