quinta-feira, janeiro 02, 2014

Eduardo Campos empossa novo secretariado nesta sexta-feira, 03

O governador Eduardo Campos (PSB) confirmou as mudanças na equipe durante entrevista sobre o reajuste de 8,32% no salário dos professores do estado nesta quinta-feira (2). A posse dos novos auxiliares será nesta sexta-feira (3), às 10h. As exonerações e nomeações dos seis novos secretários será publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial do estado. Além disso, Eduardo promoveu mudanças no Detran. 

A principal novidade da reforma do secretariado será a acomodação do PSDB, o mais novo integrante da Frente Popular. Os tucanos até hoje ocupavam as fileiras da oposição a Eduardo na Assembleia Legislativa e devem preencher os espaços deixados pelo PT e PTB. Ambos deixaram o governo e pretendem trilhar um caminho independente em 2014, com a candidatura do senador trabalhista Armando Monteiro Neto.

As mudanças na equipe de Eduardo ocorrerão em duas etapas. Nesta primeira, deixam o governo os secretários-deputados, que haviam se licenciado da Assembleia Legislativa para compor o secretariado socialista. Ao todo, são quatro deputados retomam os mandatos: Isaltino Nascimento (PSB), de Transportes; Alberto Feitosa (PR), de Turismo; Laura Gomes (PSB), de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; e Aluísio Lessa (PSB), de Articulação Social e Regional. A segunda etapa será realizada em abril, no prazo máximo de desincompatibilização para aqueles que pretendem disputar cargos eletivos.

A reforma administrativa foi anunciada por Eduardo durante entrevista ao Programa do Jô, na TV Globo, em 11 de novembro ao ser questionado sobre o número de ministérios da presidente Dilma Rousseff, com quem disputará a eleição presidencial em outubro. Dias após a entrevista, o governador encaminhou o projeto de reestruturação da máquina administrativa para a Assembleia Legislativa, reduzindo de 28 para 23 pastas, o que resultará, segundo o governo, numa economia de R$ 50 milhões ao ano por reorganizações administrativas. O projeto foi sancionado pelo socialista na última segunda-feira (30).

Confira os nomes:
Secretaria de Cultura - Marcelo Canuto, que estava como interino na pasta
Secretaria de Infraestrutura - João Bosco, ex-presidente da Chesf
Secretaria de Segurança Pública - Alessandro Carvalho, secretário interino da pasta
Secretaria de Direitos Humanos - Bernardo D'Almeida, secretário-executivo de Gestão da Secretaria de Planejamento
Secretaria de Turismo - Adaílton Feitosa, secretário-executivo da pasta
Secretaria de Trabalho e Emprego - Murilo Guerra, advogado e ex-superintendente do Sebrae
Detran - Caio Mello, secretário de Saúde de Camaragibe

Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário