sábado, novembro 02, 2013

Ex-intercambistas do PGM recepcionam participantes da conferência Pernambuco no Clima

Fotos: Ademar Filho
 

Dez estudantes que participaram do Programa Ganhe o Mundo (PGM), auxiliaram conferencistas e visitantes estrangeiros que foram conferir a segunda edição do Pernambuco no Clima, realizada nesta quinta-feira (31), no Teatro Luiz Mendonça, localizado no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O evento, que contou com a presença do governador do Estado, Eduardo Campos, reuniu especialistas e palestrantes de todo o mundo, com o objetivo de debater as questões climáticas do planeta. Aos ex-intercambistas, ficou incumbida a missão de recepcionar e repassar informações nas línguas, inglesa e espanhola, aos convidados que participaram da conferência.

Na ocasião, o governador fez uma análise sobre a atual crise da economia mundial, cuja saída "passa pela questão ambiental", conforme ressaltou. "Pela segunda vez, estamos recebendo pessoas que vêm aqui trazerem essa reflexão importante, que também fizemos e está desenhada em nosso mapa estratégico. É fundamental essa troca de experiências. O mundo precisa pensar em como vamos prover os bens de consumo e serviços diante dos limites postos desse padrão de acumulação de capital", afirmou Eduardo, destacando que o desenvolvimento sustentável é assunto da ordem do dia em qualquer lugar do mundo e que Pernambuco.

Eduardo destacou os R$ 11,5 bilhões em investimentos na área ambiental do Estado. "Em Pernambuco, temos os efeitos das estiagens de um lado, das enchentes do outro, e também do avanço do mar. É fundamental o investimento em tudo que diz respeito ao cuidado com a questão ambiental", afirmou.

Para o vice-governador de Pernambuco, João Lyra, o voluntariado é uma forma de retribuição dos jovens ao investimento destinado a eles durante o PGM. “Esse trabalho que está sendo desenvolvido é a continuidade do conhecimento que eles adquiriram durante a viagem. Temos que ser solidários a esse ensino e investir nesse tipo de experiência. Estaremos sempre favorecendo esses meninos através dessas ações que só vem a engrandecê-los”, destacou Lyra.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, apresentou as principais ações do Governo do Estado na área ambiental. "É preciso fazer muita coisa ao mesmo tempo. Não é preciso parar de crescer para ser sustentável, basta crescer no rumo certo", frisou Xavier, chamando atenção para os bilhões investidos no setor. "Estamos mostrando que é viável buscar essa sustentabilidade", declarou.

Cursando o 3º ano do Ensino Médio, Amanda Barbosa, 17, ressaltou o trabalho realizado durante a conferência, salientando a importância da ação. “Tivemos a oportunidade de escutar outros idiomas e poder compreendê-los. Além disso, esse projeto também se parece com o nosso intercambio, pois é uma situação inusitada onde estamos nos deparando com algo novo. Prestar esse serviço para um evento do Governo é sem dúvida uma maneira de retribuir a atenção que eles nos deram durante o Programa”, pontuou a estudante que passou uma temporada na Austrália.

De acordo com Ângela Melo, coordenadora do Ganhe o Mundo, a dedicação dos jovens no voluntariado, é resultado do apoio fornecido pelo Estado. “O serviço voluntário, atualmente, é uma experiência curricular. Poder fornecer isso aos estudantes é compensador, ainda mais quando se trata de um evento promovido pelo Estado que tanto investiu e torceu por eles”, ressaltou.

Presente na conferência, a Secretária Executiva de Gestão da Rede, Cecília Patriota, elogiou a participação dos ex-intercambistas durante o encontro. “Eles estão tendo a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprenderam durante a vivência no exterior”, enfatizou.

Pernambuco no Clima: O evento realizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura do Recife, a Fundação Ondazul e a Chesf, debateu em apresentações, palestras e mesas redondas, propostas e ações a cerca das mudanças climáticas mundiais e sobre tudo, estaduais. O secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, Luíz Pinguelli Rosa, o representante da ONU/PNUD, Jorge Chediek e o líder dos verdes no Parlamento Europeu, Daniel Cohn-Bendit, estiveram entre os especialistas que discutiram as questões.

Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário