terça-feira, novembro 05, 2013

Contra o orçamento impositivo, Humberto Costa cobra novos recursos para saúde


O senador Humberto Costa (PT/PE) ocupou a tribuna nesta terça-feira (05) para se pronunciar contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22A/2000, que trata do chamado Orçamento Impositivo. A matéria, que foi aprovada em primeira votação por 62 a 9, recebeu críticas de Humberto por se “tratar de um desvirtuamento da função do parlamentar”. Segundo o senador, a emenda de cumprimento obrigatório "compromete o planejamento do governo, engessa a administração pública e dificulta o equilíbrio das contas públicas".

O petista, no entanto, avaliou que a votação do substitutivo levado ao plenário reduz os prejuízos da proposta, já que determina o aporte de novos recursos ao orçamento destinado à saúde pública. “É importante registrar também – apresentei essa emenda na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – que, a partir de agora, passamos a ter um limite mínimo de gastos de 15% dos recursos para a saúde dentro da Constituição, o que nos vai fazer disputar, na elaboração do Orçamento, os recursos de que a área precisa”, disse. “Não podemos deixar de reconhecer que o que hoje está nessa emenda é um avanço que foi objeto da pressão dos movimentos sociais.”

Mesmo reconhecendo a evolução, Humberto reforçou suas críticas. “Se já é um absurdo a existência da emenda parlamentar, mais absurdo ainda é ela ser impositiva”, discursou. “Estamos engessando ainda mais o orçamento com algo que não se prestará a melhorar concretamente a gestão do nosso País.” O senador lembrou também dos problemas vinculados à destinação de verbas por parlamentares.

“Estamos cansados de ver como o uso da emenda parlamentar tem sido fonte de escândalos os mais variados: anões do Orçamento; e tantos outros que têm origem na relação que se estabelece entre empresa, prefeitura e parlamentar”, disse e complementou: “Mas dos males o menor: se vão obrigar a haver orçamento impositivo, ao menos que metade dessas emendas sejam dirigidas para a saúde".

Assessoria de Imprensa do Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário