sexta-feira, outubro 04, 2013

Municípios comemoram 512 anos de descobrimento do Rio São Francisco

Fotos: Assis Ramalho e Lucia Xavier
Rio São Francisco- Petrolândia - PE

Nesta sexta-feira, 4 de outubro, o Rio São Francisco, conhecido como Velho Chico, comemora 512 anos. A descoberta é atribuída ao navegador genovês Américo Vespúcio, e segue resistente, levando vida a todos aqueles que se recostam às suas margens.

O berço do Rio fica na Serra da Canastra, no Município de São Roque de Minas (MG). Da nascente, ele percorre cerca de 2.800 quilômetros até desaguar no Oceano Atlântico, passando por cinco Estados; além de Minas Gerais, o rio banha as terras de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Todo o vale sanfranciscano ocupa uma área aproximada de 620 mil quilômetros quadrados, incluindo 505 Municípios, com uma população de cerca de 18,2 milhões de pessoas.

Comemorações:

Em comemoração, alguns Municípios realizam atividades para lembrar a importância do Velho Chico para o desenvolvimento do país. E ocaso do Município de Penedo (AL) que em parceria com os Municípios alagoanos de Igreja Nova e Piaçabuçu promoverá a 8ª edição da Exposição Agropecuária e Cultural do Baixo São Francisco - Expo São Francisco. 

Realizada há sete anos, sempre no mês de novembro, esta edição acontece nos dias 4 e 5 de outubro.

A 8ª Expo São Francisco reunirá na Praça 12 de Abril diversos estandes de expositores de vários Municípios que integram o vale do São Francisco alagoano.

Já no Município de Juazeiro, na Bahia, as atividades tiveram início no último sábado, 28 de setembro, e durante toda semana foram promovidas várias palestras de conscientização e preservação do Rio nos povoados do Município.

Na quarta-feira, 2 de outubro, a prefeitura em parceria com os moradores realizaram uma ação de limpeza na Orla de Juazeiro durante a manhã. Um mutirão de limpeza também ocorreu na Ilha do Rodeadouro, nesta quinta-feira, 3, com a instalação de placas educativas e plantio de mudas nativas.

Os eventos em Juazeiro seguem até esta sexta-feira, dia 4, quando acontece, a partir das 14h, o projeto Trilha Cultural, na Escola José de Amorim, localizada na Lagoa do Salitre.

Em Petrolândia, será realizada na tarde desta sexta-feira a tradicional Procissão do Padroeiro, percorrendo as ruas principais da cidade.

Projetos de revitalização:

Projetos prometem beneficiar mais de 200 Municípios com os sistemas de esgotamento sanitário. Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) as obras atendem a zonas urbanas de Municípios com população de até 50 mil habitantes e, em sua maioria, com prioridade para as localidades situadas na calha do Rio São Francisco.

www.folhadovale.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário