sexta-feira, julho 19, 2013

Transposição do São Francisco: Fernando Bezerra vistoria atividades no Eixo Norte


O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, vistoria, nesta sexta-feira (19), às 15h, as atividades do Projeto de Integração do Rio São Francisco que passam pelo município pernambucano de Cabrobó. Nesta etapa, a chamada Meta 1 Norte, localizada entre Cabrobó (PE) e Salgueiro (PE), quase três mil funcionários atuam 24 horas por dia no empreendimento. O ministro vai acompanhar de perto os trabalhos da concretagem da Estação de Bombeamento (EB) 1 do Eixo Norte. As estações serão responsáveis por bombear a água do rio São Francisco que vai beneficiar os estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Ao todo, três estações estão em construção no Eixo Norte.

O Ministério da Integração Nacional tem reforçado os serviços do Projeto São Francisco. No último semestre, mais de 1,8 mil novos postos de trabalho foram criados para atuarem na construção de canais, aquedutos, estações de bombeamento e barragens. Dos 5,8 mil trabalhadores empregados, 4,9 mil atuam diretamente na execução do empreendimento. Além disto, as atividades de supervisão e fiscalização nos canteiros de obra também foram intensificadas. São mais de 600 pessoas trabalhando na supervisão, fiscalização e gerenciamento das obras, eletromecânicas e ações ambientais do projeto.

Etapas – As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco estão em execução em 12 trechos que passam pelos municípios pernambucanos de Salgueiro, Cabrobó, Floresta, Verdejante, Custódia e Sertânia; em Jati e Mauriti, no Ceará; e em São José de Piranhas, na Paraíba. Das 16 etapas de construção, duas (Canais de Aproximação Norte e Leste) já estão concluídas. São 1,7 mil equipamentos em operação. No município de São José de Piranhas (PB), também há equipes de trabalho que se revezam 24 horas por dia (lote 14). Os serviços no lote 6, em Mauriti (CE), e no lote 7, em São José das Piranhas (PB), serão retomados com a conclusão do processo licitatório já em curso.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco vai garantir a segurança hídrica de mais de 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além de gerar emprego e de promover a inclusão social, a Integração do São Francisco investe ainda em programas socioambientais.

Ministério da Integração Nacional e Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário