sexta-feira, julho 19, 2013

INSS endurece regra do empréstimo consignado


O governo adotou medidas mais rigorosas para minimizar as fraudes no consignado do INSS. Agora, o limite de 30% do valor do benefício para pagar a prestação do empréstimo pode ficar bloqueado por até 60 dias.

Quando o aposentado fizer uma denúncia de suspeita de fraude, o INSS fará o bloqueio do limite de empréstimo do benefício por um período de 39 dias, até que o caso seja apurado no banco onde a operação suspeita foi feita.



O objetivo do governo é impedir que, influenciado por um advogado golpista, o aposentado faça uma denúncia falsa sobre o primeiro empréstimo para depois pedir um segundo crédito em outro banco.
O advogado promete que vai conseguir cancelar um dos empréstimos e cobra uma comissão do aposentado. Quando o INSS descobre que os dois empréstimos são verdadeiros, o advogado já recebeu a comissão dele e o aposentado fica com as duas dívidas.

“Estima-se que 8% do total de empréstimos seja fraudado e é este tipo de golpe que tem de ser combatido", avalia Theodoro Vicente Agostinho, da Comissão de Seguridade Social da OAB de São Paulo.

Outra medida do INSS que já está em vigor é o bloqueio do empréstimo por 60 dias sempre que houver alteração de endereço do aposentado.

Conselho: “O INSS deveria negociar as mudanças no Conselho Nacional da Previdência Social e não tentar empurrar goela abaixo. Os aposentados são contra as fraudes, porém, o governo precisa aprender a ouvir as nossas sugestões também”, disse Warley Martins, presidente da Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados). No Conselho, que se reúne em Brasília, participam representantes dos aposentados e das centrais sindicais.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário