segunda-feira, julho 22, 2013

Prefeitos pernambucanos aderem ao programa Mais médicos


Em reunião realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) na manhã desta segunda-feira (22), na sede da entidade, os prefeitos pernambucanos defenderam o programa Mais Médicos, lançado pela presidente Dilma Rousseff, que prevê, por exemplo, a contratação de médicos estrangeiros para trabalhar no país. Dos 114 municípios do estado apontados como prioritários pelo Ministério da Saúde, 40 já aderiram ao programa. Os gestores também defendem a destinação de pelo menos 10% da verba federal para saúde.

O presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), comemorou a presença dos prefeitos na reunião. "A compreensão é quase unânime. A saúde é um dos gargalos mais importantes de uma cidade e a população exige um atendimento qualificado. Os prefeitos estão aderindo ao programa e esperamos cadastrar mais de 50 municípios". Ainda de acordo com Patriota, os técnicos irão ficar a tarde toda de plantão na Amupe realizando as adesões e esperam que, até quinta-feira (25).



O programa federal não é visto com bons olhos pelos sindicatos e representantes dos médicos, mas é bem visto pelos prefeitos pernambucanos. O prefeito de São Caetano, no Agreste do estado, José Neves (PTB), diz que o programa deve melhorar o cenário da saúde dos municípios. "É um programa benéfico que precisa de ajustes. Temos que chamar os Cremepe, sindicatos e  representantes da classe para retomar às negociações. Uma carreira médica consolidada, avanço nos recursos que sejam no mínimo 10% por parte do governo federal são alguns temas que precisam ser debatidos".

A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), também defende o programa. "Ele pode não ser tão bom para os médicos, mas para os municípios e para população é fundamental. Além disso, depois que os médicos brasileiros ocuparem as vagas, os médicos estrangeiros poderão completar o cargo. Não vejo problema nenhum", afirmou.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, Antônio Figueira, também presente na reunião, o Nordeste é a pior região em atendimento médico, mas Pernambuco garante o investimento de 12% da verba estadual na saúde. "Esse é um programa importante para Pernambuco. Defendemos o repasse de pelo menos 10% da verba federal para a saúde para suprirmos as necessidades dos nossos municípios". Pernambuco é um dos 22 estados que estão abaixo da média nacional de médicos distribuídos a população, com 1,39 médicos por cada mil habitantes.

A reunião contou com a presença do secretário de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, Mozart Sales, e dos  ecretários de Saúde do Recife e do estado, Jailson Correia e Antônio Carlos Figueira respectivamente, que palestraram e defenderam o programa. Completaram a mesa o presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB) e a secretária de Paudalho, Claudia Calu. O evento foi realizado para incentivar a adesão dos municípios ao programa Mais Médicos. As inscrições vão até 25 de julho e podem ser feitas pelo site do Ministério da Saúde.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário