segunda-feira, julho 29, 2013

Orobó e Bom Jardim recebem projetos do Ministério Público de Pernambuco

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) continua avançando com seu processo de aproximação da sociedade pernambucana. Desta vez, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e o promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra levaram a duas cidades do Agreste Setentrional – Orobó e Bom Jardim – os projetos Pernambuco contra o crack e Perímetro de segurança escolar. Nos dois municípios, os auditórios ficaram lotados pelos promotores de Justiça Sophia Spínola, Rinaldo Jorge e Garibaldi Cavalcanti, os prefeitos Cléber Aguiar (Orobó) e Miguel Barbosa (Bom Jardim), delegados de Polícia, oficiais da Polícia Militar, lideranças religiosas, políticas e comunitárias, conselheiros tutelares, escoteiros, educadores e secretários municipais.

Em Orobó e em Bom Jardim, Fenelon sugeriu aos prefeitos a criação de Comitês de Paz, que reuniriam ao final de cada mês os promotores de Justiça e representantes de cada segmento da sociedade, para discussão das ações dos dois projetos. “Precisamos da participação de todos para vencer o crack e outras drogas. Precisamos dessa conversa entre promotores de Justiça, juízes, delegados de Polícia, oficiais da Polícia Militar, prefeitos, vereadores, conselheiros tutelares, clubes de mães, associações de bairros, comerciantes, professores, chefes de escoteiros. Afinal, esta é uma luta de todos e de cada um de nós”, enfatizou.

Aos prefeitos Cléber Aguiar e Miguel Barbosa, Fenelon explicou a importância da formação de uma rede de proteção contra as drogas e disse que todo dinheiro público aplicado na educação não deve ser visto como despesa e sim como investimento. “Tudo começa na educação porque é na sala de aula que construímos o futuro dos nossos jovens”, argumentou. O procurador-geral também alertou os pais dos alunos para que acompanhem de perto a educação dos filhos, indo mais às escolas conversar com os professores. “Hoje, quem está à porta das escolas é o traficante e isso nós vamos acabar, a partir da implantação do projeto Perímetro de segurança escolar”, afirmou.

Ao final do encontro, Fenelon conclamou todos a desmontarem os palanques políticos e se unirem em prol de suas cidades, torcendo para que a gestão municipal dê certo, em benefício da coletividade. Tanto em Orobó quanto em Bom Jardim, o promotor de Justiça Carlos Eduardo Seabra fez uma apresentação detalhada do projeto Pernambuco contra o crack, que acabou de conquistar o Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília, na categoria 'Indução de políticas públicas'.

Orobó- Durante o encontro realizado no Centro Cultural de Orobó, o prefeito Cléber Aguiar disse que seu município “precisa de ações conjuntas e preventivas contra esse mal que mata nossos jovens e destrói famílias inteiras. Daí a importância deste encontro”. Em seguida, a conselheira do Direito da Criança e Adolescente, Sônia Barreto, denunciou que a academia da cidade tornou-se ponto de venda e consumo de drogas. Imediatamente, o comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, major Erivaldo Francisco, prometeu reforçar a segurança na área e lembrou ter colocado um número de telefone da PMPE à disposição da sociedade.

Bom Jardim- No Centro Cultural Marineide Braz, o prefeito Miguel Barbosa garantiu que “se o sucesso dos projetos do Ministério Público depender do apoio da Prefeitura, este sucesso está garantido. Com a união de todos, venceremos a droga, este mal que tanto nos aterroriza”.

Ministério Público de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário