quinta-feira, junho 20, 2013

Frases do dia 20/06/13: Coletânea IHU


Efeitos colaterais

“A reiterada queda da avaliação de Dilma Rousseff e o esperado efeito negativo das passeatas em sua imagem fizeram renascer no PT e em satélites do partido a torcida pela volta de Lula em 2014. Além disso, há entre os ministros uma crescente insatisfação --batizada ironicamente entre eles de "Cansei''-- com o estilo da presidente, criticada por não ouvir auxiliares e tomar decisões isoladas. Aliados reclamam ainda da falta de diálogo com movimentos sociais, base do petismo” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.´

Pelo fio...

"Chamou a atenção dos representantes das centrais sindicais o silêncio de Lula na reunião de ontem diante de pesadas críticas à sua sucessora. Entre outros temas, os sindicalistas reclamaram da interdição da pauta trabalhista e de medidas como a alta dos juros" – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

... do bigode

"Segundo relatos, o ex-presidente se limitou a ouvir as queixas. Também não tentou dissuadir as entidades de paralisações e greves, previstas para começar amanhã. Só pediu que quer ter reuniões como a de ontem a cada dois meses" – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Tensão

“Jamais havia ido a uma praça esportiva (Castelão de Fortaleza) em minha vida sob tanta tensão” – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Medo

"Dizer que não estava com medo dentro do ônibus disponibilizado pela Fifa para levar os jornalistas seria provocação e de provocadores estamos cheios" – Juca Kfouri, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Copa

“Resultado brasileiro da Copa das Confederações: Estádios 6 x 0 Hospitais” - Carlos Gaspar (São Paulo, SP) – Painel do Leitor – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Gol?

“Os manifestantes que ocupavam o Vale do Anhangabaú viram do telão montado para a Copa das Confederações o anúncio da redução das tarifas. A decisão foi mais comemorada que os dois gols do Brasil” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Legitimidade

“Nesse momento o apoio aos protestos atinge patamar semelhante ao do início da campanha das Diretas, acima de 70%, conferindo-lhe legitimidade” – Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Muito pobre

"Vi ontem pela TV os (protestos) que estavam ocorrendo em São Paulo. O que vi no Brasil é que é um país pobre, muito pobre, e que está procurando por essas manifestações encontrar soluções" – Giaccherini, meio-atacante da Juventus e da seleção italiana – Portal Uol, 19-06-2013.

"Espero que as manifestações deem a possibilidade de o Brasil melhorar" – Giaccherini, meio-atacante da Juventus e da seleção italiana – Portal Uol, 19-06-2013.

Banal

“Quem se surpreendeu com a mobilização do povo não levou em conta um fato banal: junto com a melhoria de renda não surgem apenas novos consumidores, mas também pessoas melhor informadas, inseridas no tecido da sociedade e, portanto, atentas aos seus direitos” - Maria Clara R. M. do Prado, jornalista – Valor, 20-06-2013.

Quimeras

“As quimeras das seitas esquerdistas tornaram-se inaudíveis nos protestos de multidões. No lugar delas, desenhavam-se os contornos de uma agenda implícita, ainda não cozida no fogo da linguagem política” – Demétrio Magnoli, sociólogo e doutor em Geografia – O Estado de S. Paulo, 20-06-2013.

Ágora

“A desmoralização da ágora - eis a pior herança do lulopetismo. O governo Lula cooptou os movimentos sociais, convertendo-os em marionetes de suas ambições eleitorais, e reforçou os grilhões que prendem o movimento sindical ao poder de Estado” – Demétrio Magnoli, sociólogo e doutor em Geografia – O Estado de S. Paulo, 20-06-2013.

Antes do fim

“Uma festa terminou antes mesmo de começar: desconfio de que Pra frente Brasil não será ouvida na Copa do Mundo de 2014” – Demétrio Magnoli, sociólogo e doutor em Geografia – O Estado de S. Paulo, 20-06-2013.

Ciclo se fecha

“Ele (Gilberto Carvalho, ministro) já percebeu que um ciclo se fechou” – Demétrio Magnoli, sociólogo e doutor em Geografia – O Estado de S. Paulo, 20-06-2013.

Só o começo

“Quaisquer que sejam os desdobramentos desses movimentos, o país não será mais o mesmo. Estamos só começando” –Ricardo Antunes, professor titular de sociologia na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Praça Vermelha

"É irônico que os líderes do parlamento tenham confraternizado na Praça Vermelha enquanto a Praça dos Três Poderes fervia” – Chico Alencar, deputado federal PSOL-RJ -, sobre o fato de o presidente da Câmara e outros deputados estarem na Rússia durante protestos em Brasília – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Rendição conjunta

"A rendição conjunta de PSDB e PT, que polarizam a política nacional há 20 anos, não deixa de ser uma lição. Quem aumentou as tarifas em conjunto para dividir desgaste, capitulou junto para evitar vexame. A potência e a capacidade de mobilização das redes sociais, aquilo que o sociólogo Manuel Castells deu o nome de autocomunicação, vão muito além dos internautas remunerados. Ali se expressa a insatisfação, ali se mobiliza e se faz, segundo a segundo, a história moderna” – Rubens Figueiredo, cientista político – O Estado de S. Paulo, 20-06-2013.

PM de primeiro mundo

“Palmas para a Scotland Yard, que não prendeu ninguém no protesto de 2,5 mil brasileiros em Londres. Havia pra mais de 1 mil ilegais na manifestação” – Tutty Vasques, humorista – O Estado de S. Paulo, 20-06-2013.

Ameaça

"Há agora uma ameaça chamada Twitter. Os melhores exemplos de mentiras podem ser encontrados lá. A mídia social é a pior ameaça à sociedade" - Recep Tayyp Erdogan, primeiro-ministro da Turquia - Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Maior arquibancada

"O Rappa, da música “Vem pra rua”, comercial da Fiat que virou hino dos jovens que protestam, colocou ontem no Facebook uma mensagem" - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 19-06-2013.

Diz assim...

“Ontem, começamos a escrever um capítulo na história do Brasil. E é com fé que vamos continuar nessa batalha pela construção de um lugar melhor. Chega de violência! Chega do abuso de poder! Saudamos os corajosos que representaram todo o país.” - Ancelmo Gois, jornalista - O Globo, 19-06-2013.

Padrão ou patrão?

"Os governos estão confundindo Padrão Fifa com Patrão Fifa". E aí fazem tudo o que eles mandam” – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Perímetro

"E o perímetro Fifa dos estádios é mais protegido que o do Congresso! Rarará!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

O pau come!

"Olha esta placa bilíngue da Fifa: "O pau tá comendo! The dick is eating!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Todos!

"Adorei o Rádio Moreno do Globo: "Depois de 17/6/2013, não há mais ouvidos pras velhas raposas da política. Até os candidatos de 2014 envelheceram com a manifestação". Chupa Todos! Dançaram todos! Todos!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Herança maldita

"Um leitor mandou perguntar pra Dilma: "A Copa é a herança maldita do Lula?!" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Laika

"O Feliciano no Twitter: "Abro mão da Copa por hospitais e escolas. E você! O que mais falta?". Falta você deixar de ser homofóbico, racista e usar chapinha vagabunda. E outras placas nas manifestações: "Feliciano! Meu fiofó é laico". E outra: "Até a cadela é Laika. Menos o Estado" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.

Tem cura?

"E tem cura pra evangélico insano?" – José Simão, humorista – Folha de S. Paulo, 20-06-2013.
IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário