segunda-feira, junho 10, 2013

Frases do dia 10/06/13: Coletânea IHU

O poder do discurso

Já contei (umas cem vezes) que vi o Millôr Fernandes levantar uma plateia num encontro literário em Passo Fundo com a leitura de um texto de candente defesa da democracia e dos direitos humanos, e depois da ovação revelar que acabara de ler o discurso de posse do general Médici na Presidência da República, quando se inaugurava o período mais escuro da ditadura. Um período em que com frequência o discurso do poder contrastava com a realidade à sua volta e o texto era desmentido pelo contexto" – Luís Fernando Verissimo, escritor – Zero Hora, 10-06-2013.

A força autônoma da retórica

"A aula do Millôr foi sobre a força autônoma da retórica, capaz de mobilizar uma multidão que ignora seu contexto. Mas pior do que isto é quando o contexto é conhecido e mesmo assim as palavras compõem outra realidade, e empolgam e mobilizam do mesmo jeito. A história brasileira está cheia de exemplos do triunfo da oratória bacharelista sobre a realidade do momento, do dito sem a menor relação com o feito. Para ser justo com o Médici e o autor do seu discurso, é preciso reconhecer que em todo discurso de posse presidencial há um desencontro parecido entre intenção e realidade. Quem não se lembra do discurso de posse do Collor?” – Luís Fernando Verissimo, escritor –Zero Hora, 10-06-2013.

Copa com recursos privados

“Esta é uma Copa com recursos privados. O governo investe em obras para a população. Obras que seriam feitas independentemente da realização do torneio – a maioria delas faz parte do PAC. Evidente que muitas foram antecipadas para atender as necessidades da Copa. No caso dos aeroportos, por exemplo, eles seriam reestruturados mesmo que não houvesse Mundial. A melhoria na mobilidade (metrô, VLT, trens, viadutos, avenidas) também aconteceria” – Aldo Rebelo, ministro do Esporte – O Estado de S. Paulo, 10-06-2013.

Matriz de responsabilidades

“O que a Fifa pede é que entreguemos os estádios, as vias de acesso aos aeroportos e a rede hoteleira. Todo o resto é uma “matriz de responsabilidades” confeccionada por prefeituras, estados e governo federal. Os três entes, reunidos, decidiram que, para melhorar as condições de realização da Copa, seriam necessárias mais obras. A maior parte será entregue, sim, dentro do prazo” – Aldo Rebelo, ministro do Esporte – O Estado de S. Paulo, 10-06-2013.

Código Florestal

“Complicado era trazer a Copa e a Olimpíada para o Brasil. Isso já tinha sido feito. O resto não tem mistério, não tem segredo. O que tem é muito trabalho. Difícil mesmo foi ser relator do Código Florestal” – Aldo Rebelo, ministro do Esporte – O Estado de S. Paulo, 10-06-2013.

Projeto civilizatório

“O Brasil não é só um país, uma nação, mas um projeto civilizatório próprio, distinto. Darcy Ribeiro dizia que somos uma espécie de Roma renovada, mais democrática, porque batizada e lavada pelo sangue africano e indígena. O Brasil já fez coisas muito difíceis, como expandir suas fronteiras para o oeste. A gente corria o risco de se tornar um “Chile do Atlântico”. O Brasil precisa desses eventos para mostrar ao mundo que é capaz de fazer grandes coisas e que não alimenta o ódio nem a intolerância” – Aldo Rebelo, ministro do Esporte – O Estado de S. Paulo, 10-06-2013.

Contato

"O que diferencia o terena é o intenso contato com o mundo não indígena e a aliança com outros povos. Apesar disso, consegue manter seus elementos culturais mais fortes, como a língua, a dança e a atividade agrícola" - Wanderley Cardoso, doutor em história, e ensina na sua aldeia natal, em Aquidauana (MS) - Folha de S. Paulo, 10-06-2013.

Instante

"Estou ciente de que serei punido por meus atos. Me darei por satisfeito se a aliança entre leis secretas, perdões desiguais e poderes executivos irresistíveis que rege o mundo que amo for revelada publicamente, nem que seja por um instante" - Edward Snowden, ex-assistente técnico da CIA, ao revelar que é o responsável por um dos vazamentos de informações mais importantes na história política dos Estados Unidos – Folha de S. Paulo, 10-06-2013.

Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário