segunda-feira, junho 03, 2013

Frases do dia 03/06/13: Coletânea IHU


Ordem na tribo

“Sob determinação da presidente Dilma Rousseff, os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Luís Inácio Adams (AGU) vão hoje ao TRF pedir que as futuras ordens de despejo de índios sejam cumpridas após 72 horas. A ideia é dar mais tempo para as polícias se organizarem e, assim, evitar conflitos como o que provocou a morte de um índio em Sidrolândia (MS) na semana passada. Os dois ministros também devem discutir o assunto com o presidente do STF Joaquim Barbosa” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.

Blitz

“A presidente também escalou Gleisi Hoffmann (Casa Civil) para pedir à CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que acalme os ânimos do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). E Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) vai receber as lideranças indígenas” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.

Latifúndio

“Levantamento feito pela Embrapa, com dados de satélite, para o Planalto mostra que as terras indígenas ocupam 13% do território nacional. O mesmo estudo mostra que essa área é quase o dobro da ocupada pela agricultura” – Vera Magalhães, jornalista – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.

Tragédia anunciada

"É a crônica da tragédia anunciada. Soluções existem, o que falta é decisão política" – Delcídio Amaral, senador – PT-MS, comentando o assassinato do índio Terena em MS – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.

Lentidão

"Há uma certa lentidão. O governo tem que efetivar [as demarcações], não dá para enrolar" - Antonio Carlos Biffi, deputado PT-MS – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.

Aliança...

"Não dá para subestimar os conflitos entre o PT e o PMDB nos Estados" – Geddel Vieira Lima - vice-presidente da Caixa Econômica Federal e presidente do diretório do PMDB da Bahia – Valor, 03-06-2013.

... Risco

"Você não tem sequer a convicção, hoje, de que a aliança [com Dilma] seria renovada" – Geddel Vieira Lima - vice-presidente da Caixa Econômica Federal e presidente do diretório do PMDB da Bahia – Valor, 03-06-2013.

Maior teólogo

“Nelson (Rodrigues) não é um mero autor de sacanagem (Nelson não é um Sade pernambucano), mas sim um autor espiritual, no sentido mais forte da palavra, talvez, o melhor teólogo que o Brasil já produziu, já que nos últimos anos a teologia brasileira é mais autoajuda do que qualquer outra coisa” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.

Gigantes

“Se formos situá-lo na tradição ocidental, eu o colocaria no encontro entre três gigantes: Freud (sexo como centro dilacerante da alma), Dostoiévski (a alma só sobrevive numa atmosfera de misericórdia porque seu elemento natural é o perdão) e Santo Agostinho (a consciência de que todo drama do corpo é em si um drama da alma). A obra rodriguiana faz de Freud um teólogo” – Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.

Neuróticos

“Se na teologia clássica é dito que só os pecadores verão a Deus, na teologia rodriguiana só os neuróticos verão a Deus” –Luiz Felipe Pondé, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 03-06-2013.
Fonte: IHU - Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário