quinta-feira, maio 30, 2013

Em Pernambuco, jovens em liberdade assistida passam a ser monitorados

Na próxima segunda-feira (3), equipes da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude iniciam monitoramento dos jovens em liberdade assistida. A informação foi repassada, ontem, pelo secretário Pedro Eurico, durante audiência pública promovida pela Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Casa Joaquim Nabuco. 

O gestor também anunciou a abertura de 540 novas vagas no sistema de atendimento socioeducativo do Estado. Atualmente, 1.527 jovens são atendidos em 20 locais com capacidade para 953 vagas. 

“A conquista será possível com o fim das obras de construção e reforma de oito unidades de internamento nos municípios de Vitória de Santão Antão, Arcoverde, Garanhuns, Timbaúba, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, Jaboatão dos Guararapes e Recife. Todas serão entregues dentro dos padrões do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)”, informou. Na reunião, foi anunciada a aplicação de R$ 100 milhões no atendimento socioeducativo.

Para o presidente da Comissão de Cidadania da Assembleia Legislativa, deputado Betinho Gomes (PSDB), o Executivo Estadual precisa avançar no enfrentamento do problema. “Em Pernambuco, apenas a unidade de Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), atende às exigências do Sinase”, exemplificou.

O desembargador do Tribunal de Justiça Bartolomeu Bueno apoiou a iniciativa.

“Os centros de reclusão precisam oferecer condições favoráveis para a ressocialização dos internos.” O representante da Associação Metropolitana dos Conselhos Tutelares, Gerailson Ribeiro, falou sobre “políticas públicas eficientes”.

A representante da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), Nadja Alencar, solicitou o apoio da Alepe junto às instituições que oferecem cursos profissionalizantes no Estado, a fim de viabilizar oportunidades para os jovens. “Uma nova proposta pedagógica ajudaria a reforçar o momento de esperança que a instituição atravessa”, ponderou.

Líder do Governo na Casa Joaquim Nabuco, Waldemar Borges (PSB) e os deputados Manoel Santos (PT), Raquel Lyra (PSB) e Sebastião Rufino (PSB) também participaram do encontro. “Os esforços do Governo do Estado na solução da questão devem ser reconhecidos”, registrou Borges. “A sociedade deve colaborar”, acrescentou Santos. “Para que a liberdade assistida funcione, outros benefícios devem ser oferecidos aos jovens”, apontou Raquel. Rufino destacou “a importância do encontro”.
ALEPE - Assembleia Legislativa de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário