segunda-feira, dezembro 03, 2012

3 de dezembro, dia de São Francisco Xavier

São Francisco Xavier nasceu no castelo de Xavier, Espanha, em 1506, filho de aristocratas. Em 1525 foi para Paris, a fim de estudar Letras, laureando-se na universidade parisiense. Ali se encontrou com Inácio de Loyola, tornando-se um dos primeiros jesuítas. 

A época em que São Francisco Xavier viveu coincidiu com o tempo dos grandes descobrimentos do século XV e XVI, em que a Igreja desperta para as missões. O fundador dessas missões no Oriente foi Francisco Xavier, chamado o Paulo do Oriente. 

Em 1542, após um ano e três meses de viagem, ele chegou com seus companheiros em Goa, Capital da Índia portuguesa. Em 10 anos de apostolado percorreu a Índia, Málaca, Molucas, Japão. Por onde passava fundava novas comunidades cristãs, plantando em toda a parte a semente da Palavra de Deus.

Morreu aos 46 anos, quando planejava entrar na China, até então proibida aos estrangeiros. Estava na ilha de San Chao quando caiu gravemente enfermo, vindo a falecer à beira-mar, no dia 03 de dezembro de 1552.

Foi primeiramente sepultado em San Chao, mas, em fevereiro de 1553, os seus restos mortais, encontrados incorruptos, foram transportados da ilha e, temporariamente, sepultados na Igreja de São Paulo em Malaca. Uma campa aberta na igreja mostra ainda hoje o lugar onde São Francisco Xavier esteve sepultado. Depois de 15 de abril de 1553, Diogo Pereira vem de Goa, remove o corpo de Xavier e, a 11 de dezembro desse ano, o corpo de Xavier é levado para Goa. O seu corpo está hoje na Basílica do Bom Jesus de Goa, exposto numa caixa de vidro e prata (foto acima), a 2 de dezembro de 1637, e se tornou lugar de peregrinação.

Foi beatificado pelo Papa Paulo V a 25 de outubro de 1619 e canonizado pelo Papa Gregório XV, a 12 de março de 1622, em simultâneo com Inácio de Loyola. É o santo patrono dos missionários. O seu dia festivo é 3 de dezembro.

Muitas igrejas foram erguidas em honra de São Francisco Xavier, muitas delas fundadas por jesuítas. Um parente seu, João de Azpilcueta Navarro, foi um famoso missionário jesuíta no Brasil. São Francisco Xavier figura no Padrão dos Descobrimentos (monumento aos navegantes), em Lisboa.
Padrão dos Descobrimentos (clique na imagem para ampliar)
Fontes: Rede Vida e Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário