domingo, março 06, 2022

Ativista que se recusou a deixar a Ucrânia para cuidar de animais é morta por soldados russos



A ativista ucraniana Anastasiia Yalanskaya foi morta junto com outros dois voluntários após ir de carro até um abrigo para cães e gatos entregar suprimentos. O carro da jovem foi alvejado propositalmente por tropas russas. O marido de Anastasiia afirma que ela teve oportunidade de deixar o país, mas afirmou que não dexaria os animais abandonados e em situação de vulnerabilidade para trás. Ela estava disposta a abrir mão da própria vida para cuidar dos mais indefesos.


O marido conta que o abrigo que ela foi ajudar estava cercado por tropas russas, mas os animais estavam sem comida há mais de três dias. “Pedi a ela que fosse mais cautelosa. Que hoje em dia, um erro custa muito caro. Mas ela estava ajudando todos ao redor. Pedi a ela que pensasse na evacuação, mas ela não ouviu”, disse o seu companheiro, Yevhen Yalanskyi. Os últimos stories de Anastasiia a mostram feliz entregando os mantimentos e recebendo carinho dos animais.

O carro da jovem foi encontrado na beira de uma estrada crivado de balas. Os outros dois voluntários que a acompanhavam não tiveram a idendidade divulgada. “Ela era um dos melhores seres humanos que eu conhecia. Ela estava empenhada em ajudar, ajudar seus amigos e parentes e quem precisasse de ajuda. Ela adorava animais. Tínhamos um cachorro e um gato. Ela foi a melhor parceira que eu já tive”, finalizou Yevhen, que adminirava profundamente a esposa.

Agora, a família da ativista busca formas de recuperar o cadáver de Anastasiia para a realização de um velório. O corpo da jovem está em Bucha, onde há extensa ocupação russa.

Por Bruna Araújo | Redação ANDA


Nenhum comentário:

Postar um comentário