segunda-feira, fevereiro 28, 2022

Ucrânia negocia cessar-fogo com Rússia e exige retirada de tropa

Na manhã desta segunda-feira (28/2), representantes dos dois países estão reunidos na fronteira de Belarus e Ucrânia, na região próxima a Chernobyl.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não participam do encontro. A Ucrânia exigirá um cessar-fogo “imediato”.

A Ucrânia vive o quinto dia de bombardeio. Kiev, capital e coração do poder, e Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, estão sob forte bombardeio.

Belarus também fez ataques à Ucrânia e cedeu a fronteira para a invasão russa. Apesar da investida, o governo bielorrusso garantiu que não terá ação militar durante a reunião.

“Podem se sentir completamente seguros”, declarou o ministro bielorrusso das Relações Exteriores, Vladimir Makei, ao receber as comitivas.

A delegação ucraniana se deslocou em dois helicópteros, conforme relatado pela agência russa Ria Novosti. Na manhã desta segunda-feira, o Ministério das Relações Exteriores da Bielorrússia publicou uma foto da sala para as negociações, anunciando que o local estava preparado.

A delegação russa, chefiada por Vladimir Medinsky, assessor do presidente Vladimir Putin e ex-ministro da Cultura, chegou a Gomel, leste da Bielorrússia, no sábado (26/2).

No domingo (27/2), a tensão foi elevada ao extremo após Putin colocar “forças nucleares em alerta“. Horas depois, um assessor do ministro do Interior da Ucrânia disse que as negociações tinham começado, mesmo sob a ameaça.

Compradores de petróleo russo enfrentam dificuldades com pagamentos e navios

Compradores de petróleo russo enfrentaram enormes dificuldades com pagamentos e disponibilidade de navios após sanções ocidentais a Moscou sobre a Ucrânia, disseram traders nesta segunda-feira (28).

O Ocidente introduziu sanções abrangentes, inclusive no setor bancário, após a invasão da Ucrânia pela Rússia na quinta-feira. A Rússia chama sua ação de "operação especial" para desarmar a Ucrânia.

Traders disseram que os compradores russos de petróleo lutaram para encontrar navios no Mar Báltico para carregamento de cargas após 10 de março, enquanto também relataram que os custos de frete para entrega de petróleo russo aumentaram cinco vezes no Mar Negro em uma semana.

Rússia fecha seu espaço aéreo a países europeus

A Rússia proibiu aviões da Alemanha, França, Espanha, Itália e de outros 32 países de sobrevoar seu território. Trata-se de uma medida de retaliação: diversos países da Europa fecharam seu espaço aéreo a aeronaves russas depois da invasão da Ucrânia.

Assessor da presidência ucraniana diz que todas as forças russas deveriam deixar território

Um assessor da presidência da Ucrânia, Oleksiy Arestovych, que não faz parte da comitiva que foi negociar com os russos na Belarus, afirmou nesta segunda-feira (28) que todos militares russos deveriam sair do território ucraniano para que se chegue a um acordo.

Inicialmente, os jornais ucranianos afirmaram que essa seria a exigência dos representantes reunidos com os russos, mas depois a informação foi retificada: trata-se de uma opinião dele.

Ocidente é um império de mentiras, diz Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o Oeste é um império de mentiras nesta segunda-feira (28). Ele estava discutindo economia com os principais dirigentes do governo dele sobre o que fazer após as sanções impostas ao seu país.

Ele afirmou que conversou com o primeiro-ministro Mikhail Mishustin o tema, "naturalmente lembrando que as sanções da chamada comunidade ocidental —como eu disse no meu discurso, o 'império de mentiras'— agora tenta implementar contra o nosso país", afirmou o presidente Putin, de acordo com a transcrição do encontro.

Ministério da Defesa da Rússia atende Putin e põe forças nucleares em alerta

As forças nucleares da Rússia foram colocadas em modo de "função aumentada de combate", em linha com a ordem de Vladimir Putin dada no domingo (27). A informação é da agência de notícias russa Interfax, que afirmou ter citado o Ministério da Defesa.

No domingo, Putin deu ordem para que o comando de seu país colocassem as armas nucleares de represália em posição de alerta grave, depois de ouvir declarações que considerou agressivas de representantes dos países que fazem parte da Otan.

"Comando ao ministro da Defesa para que as forças de deterrência do país estejam de prontidão", disse ele. Deterrência é o ato de impedir um ataque provocando um dano ao agressor —essa é uma referência a unidades militares que incluem armas nucleares.

Ucrânia pede ajuda para roubar senhas de internet da Rússia

Dirigentes do governo da Ucrânia estão pedindo publicamente para saber quais as fraquezas do governo russo em cybersegurança e senhas para que hackers possam entrar nas redes de informática dos inimigos.

“Se vocês possuem qualquer informação sobre vulnerabilidade nas defesas russas (bugs, credenciais, formas de entrar), por favor relatem”, disse o Serviço Estatal de Comunicações Especiais da Ucrânia no Twitter.

Os ucranianos pediram ajuda de pessoas que têm conhecimentos avançados de informática em todo o mundo.

No fim de semana, o vice-primeiro-ministro Mykhailo Fedorov disse que a Ucrânia está criando uma espécie de “exército de tecnologia da informação”.

Russos correm aos bancos

Nas maiores cidades russas, longas filas têm se formado na porta dos bancos, onde a população busca sacar recursos diante da crise financeira que se forma. As retiradas significativas fragilizam o sistema bancário, que pode ficar sem fluxo de caixa – e correr o risco de quebrar.

Rússia: Putin reagiu a declarações de ministra do Reino Unido

Um porta-voz do governo da Rússia disse nesta segunda-feira (28) que o presidente Vladimir Putin deu ordem para que as forças nucleares do país ficassem em alerta depois de declarações da ministra de Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss.

A informação é da agência russa Interfax.

Dmitry Peskov, o porta-voz, afirmou que diferentes representantes deram declarações que os russos consideram inaceitáveis.

“Eu não nomearia o autor dessas declarações pelo nome, mas foi a ministra de Relações Exteriores do Reino Unido”, disse Peskov.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário