quinta-feira, dezembro 23, 2021

Parceria entre BNB e Embrapa promove aperfeiçoamento de caprinovinocultura em sete estados nordestinos

Foto: Adelmo Azevedo

Parceria entre Banco do Nordeste e Embrapa tem levado atualização tecnológica em caprinovinocultura a cadeias produtivas de estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Somente entre produtores participantes do Prodeter, foram capacitados 274 empreendedores entre novembro de 2020 e setembro último, além de técnicos que atuam com apoio a diversas etapas do negócio.

A formação, que já alcança a quarta turma, vem sendo realizada em modalidade EAD, com carga horária de 66 horas e contempla os principais pilares das atividades: gestão da propriedade, manejo sanitário, segurança alimentar, manejo reprodutivo, melhoramento genético e a agregação de valor aos produtos cárneos, lácteos e seus derivados.

Segundo informações da Embrapa, caprino e ovinocultura são atividades produtivas difundidas em todo territorial nacional, mas com destacada concentração no Semiárido brasileiro. No Brasil, cerca de 90% dos rebanhos caprinos e de 60% dos rebanhos ovinos estão localizados na região Nordeste, que abriga 92,5% da área semiárida do país. Dada a relevância das atividades, a capacitação ofertada representa investimento importante para a economia regional.

Para o gerente executivo da Célula de Desenvolvimento Territorial do Ambiente de Programas Especiais e Fundos de Pesquisa, Paulo Dídimo, os treinamentos representam chances de aperfeiçoamento. “Especialmente no que se refere à gestão da propriedade e absorção de inovações tecnológicas, é uma oportunidade singular a agentes de desenvolvimento, técnicos de instituições parceiras e produtores participantes do Prodeter aumentarem produtividade e competitividade nessas cadeias produtivas”, afirma o gestor.

As informações são da Embrapa.

Fonte: Adelmo Azevedo/BNB Floresta

Nenhum comentário:

Postar um comentário