segunda-feira, dezembro 20, 2021

Humberto Costa é aprovado pelo PT como possível candidato ao Governo de Pernambuco



O senador Humberto Costa foi aprovado como candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições de 2022 pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores. A decisão, tomada neste domingo (19), contou com 35 votos favoráveis, 9 contrários e 5 abstenções.

De acordo com o senador, a aprovação de seu nome é apenas uma sugestão à Frente Popular, mas a prioridade de indicação ao Campo das Princesas continua com o PSB. "O PT apresentou como sugestão à Frente Popular, para colaborar, um nome do partido para ser discutido com relação à candidatura majoritária. Mas a prioridade de indicação é do PSB, o que não impede que os partidos apresentem algum nome para ser avaliado", disse Humberto.

Humberto Costa afirmou, no entanto, que a aprovação do seu nome não significa que ele indicará o vice da chapa encabeçada pelo PSB, caso o PT não tenha candidatura própria. 'O partido é quem vai indicar o nome para compor a chapa, se não tiver candidatura ao Governo. Não sou dono do partido. Essa discussão vai ter que ser travada com todas as correntes políticas', disse ele. Sobre a possibilidade da candidatura de Marília Arraes, Humberto foi objetivo. "Marília é um nome forte. Tem feito um bom mandato parlamentar. Se ela for candidata a qualquer coisa, terá uma votação expressiva', completou.

A reunião do diretório aconteceu de forma virtual e contou com discussões para a formação de alianças no pleito do próximo ano. Humberto Costa tem o mandato de senador da República garantido até 2027.

O Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota sobre aprovação do nome de Humberto Costa ao Governo de Pernambuco. Confira:

'Aos 19 (dezenove) dias do mês de dezembro de 2021, através de vídeo conferência, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores deliberou as seguintes resoluções:

1- Dar continuidade a construção da formação das chapas proporcionais de deputados federais e deputados estaduais para as eleições de 2022, realizando: reuniões, plenárias, encontros, diálogo com os diretórios municipais e discutindo nas instâncias as possibilidades da entrada de novos filiados, compartilhando sempre com a coordenação do GTA/PE;

2- Ratificar o encaminhamento do Diretório Nacional que orienta os Diretórios Estaduais a não aprovar resoluções acerca da estratégia eleitoral, definição de candidaturas ou coligações, até o Diretório Nacional estabelecer um calendário e metodologia para escolha de candidaturas para as eleições de 2022;

3- O Partido dos Trabalhadores em Pernambuco está preparado para qualquer decisão do Diretório Nacional, referente a chapa majoritária; em tempo, defendemos um palanque único para o presidente LULA em Pernambuco, disponibilizaremos nomes para chapa majoritária de acordo com a estratégia nacional.

4- Considerando o debate nacional pela construção de uma frente ampla e que se reproduza também nos estados, estamos disponibilizando o nome do Senador Humberto Costa para ser apreciado pela frente popular de Pernambuco como candidato a Governador.

5- O Diretório Estadual de Pernambuco entende que o Senador Humberto Costa reúne, experiência, reconhecimento, vivência e capacidade para aglutinar uma frente vencedora de partidos e de construir uma proposta de governo capaz de responder aos anseios e expectativas dos pernambucanos e somar forças para a vitória do projeto nacional, que é eleger Lula Presidente.

6- Iniciar um processo de debates envolvendo todas as secretarias e setoriais, NEP Pernambuco, movimentos sociais e sindicais e à sociedade para construção de uma plataforma de governo, sintonizado aos desafios de Pernambuco para governo do estado e parlamento.

7- Constituição de GTE para discutir e avaliar com os demais partidos ações, programas e estratégias para para eleições de 2022.'

Por Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário