sexta-feira, julho 16, 2021

Secretário Claudiano Filho planeja projeto de perenização de rios em Pernambuco

A iniciativa é inédita e deve começar pelo Rio Ipanema, importante para a bacia leiteira pernambucana

Na última quarta-feira, 14, o secretário Claudiano Filho, da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) do Estado de Pernambuco, promoveu uma visita técnica em Carnaíba com o intuito de conhecer as barragens de represamento do Rio Pajeú. Além de prestigiar o trabalho executado na gestão do prefeito Anchieta Patriota, o secretário pretende replicar o projeto em outros municípios pernambucanos.

Perenização de rios

O projeto de barragens busca a perenização de rios e leitos que correm no Estado pernambucano. De acordo com o presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), Djalma Paes, um rio perene é aquele que flui o ano todo e não corre risco de secar a qualquer momento, a não ser em casos de seca extrema.

Contudo, no Agreste e Sertão, regiões onde residem a maior parte dos agricultores independentes de Pernambuco, o clima é semiárido, isto é, quente e seco. Essa situação climática resulta em períodos de pouca chuva e no baixo volume de água de muitos leitos pernambucanos, como em alguns pontos do Rio Ipanema e do Rio Pajeú. Uma solução para a população e para os agricultores familiares é o projeto de perenização de rios por meio de barragens sucessivas, como no caso de Carnaíba.


Projeto estadual

A exemplo de Carnaíba, o secretário Claudiano Filho pretende reproduzir o projeto de barragens em outros municípios e leitos de Pernambuco. Agora, o objetivo é preparar uma proposta para começar com a perenização pelo Rio Ipanema, que é importante para a bacia leiteira, sobretudo, por também ser a maior rede de águas correntes do Estado.

Filho comemora o sucesso das barragens e enxerga muitas possibilidades para o futuro de sua gestão. "Estou muito feliz de ter visitado este projeto tão importante, que eu acredito ser um espelho. Vou levá-lo para o nosso estado de Pernambuco", promete o secretário. "Acredito que essa iniciativa vai marcar a minha gestão na SDA", complementa.

De acordo com o secretário, ele e sua equipe devem preparar um projeto e apresentar ao governador Paulo Câmara nas próximas semanas.

Melhorias

O projeto hídrico não impedirá ou mudará o curso dos rios, mas conservará um volume de água considerável para o sustento de pessoas que vivem em seu entorno. "As barragens são construídas até uma altura em que a água possa correr para o próximo ponto", explica o presidente da CPRH, Paes.

De acordo com o prefeito de Carnaíba, Anchieta Patriota, a perenização dos rios preserva a vegetação e "oferece qualidade de vida para as famílias que necessitam abastecer suas casas e cultivos". No município, foram construídas quatro barragens, localizadas em diferentes pontos do Rio Pajeú.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário:

Postar um comentário