quarta-feira, junho 16, 2021

Bancários de Pernambuco decretam greve pela vida com paralisação nesta sexta-feira (18/6)


Os bancários de Pernambuco aprovaram por 95% dos votos em assembleia geral, convocada pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, a paralisação por 24h das atividades bancárias na próxima sexta-feira (18/6). Com o mote "Greve pela Vida", a categoria considerada essencial durante a pandemia pelo Decreto 10.282/2020 reivindica a inclusão dos trabalhadores no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19.

Até o momento, dez municípios (Itapetim, Bonito, Surubim, Ouricuri, Salgadinho, Bom Conselho, Tabira, Palmares, Cabrobó, Orobó) pernambucanos vacinam a categoria, após mobilização que contou com apoio da base nas articulações locais. Entretanto, o Governo do Estado de Pernambuco não incluiu os bancários no plano de imunização. No Estado, a categoria bancária é composta por cerca de 11 mil bancários, com concentração de mais de 6 mil bancários na Capital Recife.

"É uma greve pela vida, por isso, bancários, precisamos agir e resistir. Vamos fazer uma grande greve para que os governantes nos escutem. Pedimos aos clientes compreensão e apoio à nossa luta, pois com a imunização dos bancários, a população que precisa ir às agências bancárias também correrá menos riscos de contaminação", afirma a presidenta do Sindicato, Suzi Rodrigues.

Com uma categoria jovem, cerca de 60% dos bancários do Estado ainda não foram contemplados pela vacinação por faixa etária. A maioria dos bancários de Pernambuco estão na faixa etária abaixo dos 40 anos, e é majoritariamente este grupo que está mais exposto nas agências.

"A nossa categoria está sendo desrespeitada, pois os bancários foram definidos como essenciais e não pararam em nenhum momento, garantindo pagamento de aposentadoria, seguro desemprego, auxílio emergencial, em agências lotadas. Nós movimentamos a economia num momento crítico. Então, é revoltante ver o descaso das autoridades com uma categoria que presta o serviço que nós bancários prestamos. Não queremos furar fila, mas temos a plena compreensão da importância estratégica dessa categoria para a economia e para a vida inclusive, pois as pessoas precisam de recursos para sobreviver. Nós não negociamos vida. A gente negocia índice, PLR, mas vida não se negocia. E o que está em jogo hoje, na categoria bancária, são vidas que não tem preço", conclui o presidente eleito (2021-2024), Fabiano Moura.

Fonte: SEEC-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário