terça-feira, abril 13, 2021

Quatro dias de chuvas no Grande Recife e na Zona da Mata deixam 270 desalojados em 11 cidades

Ruas ficam alagadas na Região Metropolitana do Recife após chuvas registradas em quatro dias seguidos — Foto: Reprodução/TV Globo

As chuvas que há quatro dias atingem o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco deixaram 270 pessoas desalojadas em onze cidades (confira lista mais abaixo). Também foram registrados 78 deslizamentos de barreiras, nove quedas de árvores em vias públicas e cinco quedas de muros e tetos, além de uma área inundada.

Esses dados se referem ao balanço da Secretaria Executiva de Defesa Civil com relação às ocorrências contabilizadas desde a sexta-feira (9) até as 17h desta segunda-feira (12).

As cidades afetadas foram: Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Escada, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, Gameleira, São Lourenço da Mata e Tamandaré.

Desde o fim da tarde do sábado (10), o Corpo de Bombeiros atendeu 70 pessoas que ficaram ilhadas e 90 fiações elétricas incendiadas.

Entre os resgates feitos pelos bombeiros nesta segunda-feira (12), estão os 38 passageiros de um ônibus que quebrou em uma via alagada, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Todos saíram do veículo sem ferimentos.

Passageiros de ônibus foram resgatados de bote em via alagada no Recife — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

As equipes da Defesa Civil do Estado permanecem em alerta 24 horas e podem ser acionadas por meio da Central de Operações, pelos telefones 199 e 3181-2490. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pela população em caso de emergência, pelo telefone 193.

O Túnel Felipe Camarão, localizado no bairro do Jordão, na Zona Sul do Recife, alvo constante de reclamações por problemas de infraestrutura, continuava com a faixa no sentido Jordão interditada quando o balanço foi divulgado.

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), uma equipe técnica trabalhou no local pare tentar normalizar a circulação do tráfego o quanto antes.

O DER sugeriu que os motoristas que vêm no sentido Jaboatão/Recife com destino ao bairro do Jordão sigam pela Avenida Mascarenhas de Morais, em direção ao Recife, e retornem pelo viaduto sobre a linha férrea, em frente ao edifício-garagem do Aeroporto.

Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), um sistema meteorológico conhecido como Distúrbio Ondulatório de Leste foi intensificado pela confluência dos ventos em baixos níveis e vem causando esse volume de chuva.

Olinda foi a cidade da Região Metropolitana com o maior volume acumulado de chuva nas últimas 72 horas, com 327 milímetros, o equivalente a 102% do esperado para o mês de abril. O Recife foi a segunda cidade com mais chuva. Nesse período, choveu 292 milímetros, 89% do esperado para o mês.

As outras cidades com maiores volumes de chuva, de acordo com a Apac, foram Cabo de Santo Agostinho, com 274 milímetros, 119% do esperado; Jaboatão dos Guararapes, com 274 milímetros, 97% do esperado; Camaragibe, com 268 milímetros, 96% do esperado, e São Lourenço da Mata, com 260 milímetros, 106% do esperado para o mês de abril.

Também foram registrados volumes expressivos de chuva na Zona de Mata. Em Ribeirão, choveu 159 milímetros, que equivale a 89% do esperado; em Sirinhaém, 154 milímetros, 60% do esperado para o mês; e Rio Formoso, 151 milímetros, 55% do esperado.

Níveis de rios

Foram emitidos três avisos hidrológicos para o Rio Capibaribe, que atingiu a cota de alerta nos trechos de São Lourenço da Mata e Paudalho. O Rio Ipojuca, na Zona da Mata do estado, apresentou elevação, mas não atingiu cota de alerta.

A Apac informou que todos os rios de Pernambuco encontram-se dentro da normalidade e não apresentam alterações em seus níveis até o momento, mas disse que alguns têm sido monitorados com maior atenção, como é o caso de Ribeirão, no Rio Amaragi, e a de Barreiros, no Rio Una.

Meteorologia

A chuva aumentou o nível das barragens de Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, que passou de 25,82% para 47,21% da capacidade total; Duas Unas, em Jaboatão dos Guararapes, de 2,99% para 32,44% do total; Botafogo, em Igarassu, que passou de 4,35% para 12,36%; e Goitá, em Paudalho, que passou de 2,01% para 4,82% da capacidade total do reservatório (veja vídeo acima).

Placas

Os condutores que perderam placas de veículos durante as fortes chuvas podem solicitar o novo emplacamento até o dia 26 de abril sem agendar o serviço, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

No caso de placas dianteiras, não é necessário fazer uma vistoria prévia, bastando apenas a solicitação do serviço de emplacamento diretamente em um posto de atendimento. Para os motoristas que perderam placas traseiras, é preciso submeter o veículo a uma vistoria.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário