quarta-feira, setembro 09, 2020

Desafios do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão debatidos no webinar desta quinta (10)



Os próximos desafios do Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias do Nordeste Setentrional (PISF) serão o tema do próximo Webinar de Capacitação da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) nesta quinta-feira, 10 de setembro, a partir das 17h. Para participar gratuitamente do seminário on-line, acesse o link https://bit.ly/ANAWEB20 no dia e horário marcados.

Para discutir o tema deste episódio, a ANA convidou o analista de Infraestrutura do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) Rafael Teza e o diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH/CE), Roberto Bruno Rebouças. A coordenadora do Comitê de Implementação das Ações da ANA referentes ao Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (CIPISF) da Agência, Flávia Barros, fará a moderação desse webinar.

Todos os webinars realizados pela ANA estão disponíveis no canal da Agência no YouTube (https://bit.ly/3jGDsCp) e no site da instituição (www.ana.gov.br/videos).


O objetivo do PISF é levar água do rio São Francisco a 12 milhões de pessoas em 390 municípios no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Rio Grande do Norte, estados vulneráveis à seca. Também conhecido como transposição do São Francisco, o Projeto tem, ainda, o objetivo de beneficiar 294 comunidades rurais às margens dos canais.

O empreendimento abrange a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 28 reservatórios, nove subestações de 230 quilowatts, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. O Eixo Leste tem 217 quilômetros, passando por Pernambuco e Paraíba. Já o Eixo Norte tem 260km e corta municípios de Pernambuco, Ceará e Paraíba.

No Eixo Norte, as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco passam pelos seguintes municípios: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante, em Pernambuco; Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro, no Ceará; São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras, na Paraíba. Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e a cidade paraibana de Monteiro.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM)
Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário