sexta-feira, julho 10, 2020

Depois de reabrir setores da economia, prefeitura de Petrolina resolve fechar comércio novamente

Comércio na área central de Petrolina/Foto: Divulgação

Após um período de isolamento que começou em março, a cidade Petrolina, no Sertão de PE, estava voltando ao normal com o comércio funcionando, e terá que se isolar novamente. A decisão foi tomada após reunião do comitê local de Enfrentamento ao Coronavírus.

Os membros do comitê chegaram a conclusão que se consolidou uma tendência de crescimento de contágio na cidade. Por causa disso, a prefeitura resolveu determinar uma série de medidas de isolamento social.

A partir da próxima segunda-feira (13), deixam de ter autorização para funcionar comércio, shoppings, feiras livres, parques e serviços públicos. A orla e as pistas para caminhadas em avenidas de grande fluxo serão bloqueadas para evitar aglomerações.

Serviços como barbearias, salões de estética, concessionárias de veículos, escritórios jurídicos, de contabilidade entre outros segmentos também voltam a fechar.

O decreto, por fim, determina a proibição de reuniões religiosas como cultos e missas por 14 dias.

Somente no dia 26 de julho o comitê voltará a se reunir para avaliar como poderá fazer uma nova reabertura.

Havia uma discussão sobre o poder que o prefeito tem para tomar essas medidas, já que o governo do Estado vem reabrindo a economia e Petrolina estava liberada para seguir o calendário. Mas uma orientação recente do MPPE explicou que os gestores dos municípios podem desobedecer o calendário do Estado apenas se for para endurecer as medidas, nunca para aliviar. É o que está acontecendo.

Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário