sexta-feira, junho 19, 2020

Com cerca de 90% dos estabelecimentos fechados, cadeia hoteleira de Alagoas planeja rebrir portas em julho


Com cerca de 90% dos estabelecimentos fechados desde abril, a cadeia hoteleira de Alagoas planeja o retorno das atividades a partir do mês de julho, quando a malha aérea começa a dar sinais de melhora e retomada dos voos para o estado. Para que a reabertura seja feita com toda a segurança necessária diante do período de pandemia, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL) já apresentou aos associados, trade turístico e parceiros do setor público e privado o protocolo de boas práticas e medidas de segurança sanitária que será adotado para a reabertura dos meios de hospedagem.

A reabertura em julho deve abranger a maioria dos 88 hotéis associados à ABIH-AL que continuam fechados até o momento. É também em julho que a Azul Linhas Aéreas volta à base em Maceió com voos diários para Recife.

Até o momento, menos de 5% dos empreendimentos estão abertos, sendo que pouco mais de 8% destes retomaram ou retomam as atividades já durante este mês. Outra parte dos meios de hospedagem deve voltar a funcionar em agosto, setembro e outubro, período em que as companhias aéreas sinalizam maior retorno das operações. A retomada dos serviços será conduzida por medidas preventivas à disseminação da Covid-19 e boas práticas de saúde e segurança aplicadas a todos os setores dos empreendimentos, a partir de um protocolo técnico específico para o segmento, desenvolvido pela ABIH Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo e Senac. Entre as recomendações gerais dispostas no protocolo, estão a disponibilização de álcool 70% nos ambientes dos hotéis, o reforço da higienização dos apartamentos, cozinha, enxoval e áreas sociais, distanciamento de mesas, aferição da temperatura dos hóspedes, sinalização horizontal no piso, controle de acesso aos elevadores, uso obrigatório de Equipamento de Proteção Individual pelos colaboradores, reserva de um espaço destinado ao isolamento de hóspedes com sintomas, entre outras. O documento pode ser acessado na íntegra no site da ABIH-AL, no endereço www.abihal.com.br. Com assessoria do especialista em hospitalidade hospitalar Marcelo Boeger, da Associação Mundial de Saúde e Bem-Estar, e coordenação de Simone Scorsato, diretora executiva da Brazilian Luxury Travel Association, o documento é validado também pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Resorts Brasil, Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil e Unedestinos. De acordo com o presidente da ABIH-AL, André Santos, os procedimentos detalham as especificidades das adequações em cada serviço prestado pelos hotéis, a fim de assegurar o distanciamento social, higiene, sanitização dos ambientes, comunicação contínua entre colaboradores e hóspedes, atendimento emergencial e monitoramento das medidas adotadas. “O protocolo da hotelaria aprofunda as determinações e práticas recomendadas aos empreendimentos para que possamos receber os turistas com segurança. Do check-in do hóspede ao uso dos ambientes sociais, os meios de hospedagem devem revisar todos os procedimentos internos e adaptar os serviços”.

Por Gazeta de Alagoas

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