terça-feira, junho 16, 2020

Chuvas intensas deixam vários municípios alagoanos em alerta



Devido à quadra chuvosa diversos municípios alagoanos têm registrado chuvas de intensidade forte a moderada desde o último sábado (13). Alguns municípios entraram em estado de alerta e já registraram rastros de destruição, como é o caso de Viçosa e Jacuípe. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o acumulado entre a noite de domingo (14), e a segunda-feira (15), no Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco, acenderam o alerta para o risco de transbordo dos rios Paraíba e Mundaú. Na capital, deslizamentos foram registrados em alguns bairros. Na AL-101 Norte, entre os municípios de Japaratinga e Porto Calvo, a pista ficou praticamente toda tomada por lama durante o dia de ontem. Galhos de árvores também podiam ser vistos por quem passava pelo local.

A recomendação é que os condutores evitem trafegar em alta velocidade. Segundo a Defesa Civil Estadual, na situação em que a pista se encontra, é provável que haja uma obstrução, caso a chuva não cesse na região. Em um trecho da BR-101, em Joaquim Gomes, a pista ficou parcialmente interditada e com o trânsito fluindo apenas pelo acostamento em virtude de duas quedas de árvores no local, de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou, na manhã da segunda-feira (15), um Alerta Hidrometeorológico para as regiões do Rio Jacuípe, que atingiu a cota de transbordamento, e demais rios do Litoral Norte, assim como na região das Lagoas Mundaú e Manguaba, principalmente a área do município de Marechal Deodoro.

O alerta de chuvas na região das lagoas Mundaú e Manguaba, de acordo com o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça, perduraria até a segunda-feira e, por hora, não há chances de transbordamento. “As chuvas mais fortes nessas regiões do Litoral Norte vão durar até a noite de segunda-feira (15), podendo, nos demais dias, diminuir a intensidade. Entretanto, uma vez que estamos na quadra chuvosa, que só termina no mês de julho, as chuvas continuarão acontecendo. Por hora, não há chance de transbordamento”, informou. O meteorologista informou ainda que, durante o período chuvoso é importante ser redobrado a vigilância em encostas, porque há o risco de deslizamentos. Ele contou também que a Semarh está monitorando a previsão meteorológica e hidrológica durante o atual momento, para que não ocorram eventualidades.


DEFESA CIVIL

Na capital alagoana já foram registradas algumas ocorrências de deslizamentos devido às chuvas, segundo a assessoria de comunicação da Defesa Civil de Maceió. De acordo com as informações, houve registros de deslizamentos na parte alta, no bairro do Benedito Bentes, onde houve maior acúmulo de chuva.

Ainda segundo a assessoria, a Defesa Civil está trabalhando em nível operacional de alerta no protocolo de Proteção e Ação de Defesa Civil de Maceió. Ela informou também que, o monitoramento é constante, através dos pluviômetros e in loco, e que o órgão segue atendendo as ocorrências como de costume.

BOMBEIROS

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), a entidade conta com seu plano de chamada atualizado para qualquer eventualidade e está atendendo todas as demandas da população. Até o momento, a maioria dos casos na capital são referentes a queda de árvores e alguns registros de deslizamentos no bairro da Cruz das Almas, na parte baixa.

LIMPEZA

O aumento no nível de chuva acaba resultando no aumento de lixo nas praias da capital, uma vez que, quando chove, a água acaba levando os resíduos acumulados na cidade. Em nota, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), informou que esses resíduos são provenientes de descarte irregular realizado pela população e que, nas áreas abrangentes dos canais, a limpeza é realizada através da coleta convencional. A Sudes frisou também que, após eventos de chuva, o serviço de limpeza é intensificado na faixa de areia. O órgão lembrou também que a limpeza nas praias faz parte do seu cronograma semanal de atividades. Já no que tange a desobstrução de galerias e bocas de lobo em períodos de chuva, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), pontuou que todas as atividades desenvolvidas pelo setor de drenagem são realizadas durante todo o ano, a exemplo de desobstrução de galeria, recuperação de afundamento, substituição de tubos e retirada de lixo dos equipamentos de drenagem, que impossibilita a passagem correta da água da chuva. Durante o inverno, segundo o órgão, as ações com foco nas localidades onde há alagamentos são intensificadas. A Seminfra alerta a população sobre o descarte irregular de lixo, que entope as galerias, e reforça que muitas atividades só podem ser efetuadas quando há menos intensidade de chuva .

Por Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário