terça-feira, março 10, 2020

Se houve fraude na eleição, ela foi praticada por Sergio Moro, que tirou Lula da disputa quando liderava o 1º turno, acusa Humberto


As novas bravatas disparadas por Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o resultado das eleições presidenciais de 2018 para fugir da grave realidade econômica do país foram duramente criticadas pelo senador Humberto Costa (PT-PE). O parlamentar afirmou, nesta terça-feira (10), que, se a disputa nas urnas foi fraudada, a trapaça foi praticada pelo então juiz Sergio Moro, que tirou Lula da disputa no 1º turno quando ele liderava todas as pesquisas de intenção de voto, favorecendo a vitória de quem hoje ele serve.

Humberto disse que todo esse discurso de histeria usado por bolsonaristas, incluindo os ataques contra outros poderes da República, serve para tirar o foco da incompetência completa do governo, que está afundando o país numa crise sem precedentes.

“Enquanto o Brasil vive o caos, com uma sequência negativa histórica de vários indicadores econômicos, o presidente aposta no enfrentamento. Ao invés de procurar unir a nação e buscar soluções, ele ataca o Congresso Nacional e o Judiciário e, junto com as suas falanges, volta a propagar mentiras e absurdos. É um nível de populismo da época da campanha”, criticou.

Para o senador, o despreparo e a incompetência de Bolsonaro, aliados à turbulência internacional, resultaram no tombo do século da Bolsa; na saída recorde de capital estrangeiro, no maior valor nominal do dólar da história, na perda de R$ 90 bilhões da Petrobras em um só dia; na elevação do risco Brasil a níveis de 2002 e fizeram o Banco Central torrar as nossas reservas internacionais.

“Enquanto o mundo desabava, o presidente estava pintando quadros nos EUA para Romero Brito. Bolsonaro passou 28 anos na Câmara dos Deputados sem fazer nada pelo país. E, como presidente, ele está há um ano e meio acabando com o país. Que o seu governo acabe antes que ele acabe com Brasil”, declarou.

O parlamentar também disparou críticas a Paulo Guedes, que, segundo ele, sumiu recentemente porque foi pego na própria incompetência, sem qualquer projeto de como enfrentar a crise. “Ele cortou direitos aprovando reformas canhestras e o país não obteve resultado algum. A economia cresce como se fosse voo de galinha, enquanto a desigualdade e miséria aumentam drasticamente. Há filas no INSS. Há filas no Bolsa Família, com mais de um milhão de excluídos, principalmente no Nordeste. Um verdadeiro caos”, ressaltou.

Humberto reiterou que esse governo de despreparados não vai conseguir opacar a realidade, principalmente porque a oposição e a sociedade irão trabalhar juntos para que o povo jamais esqueça da imensa farsa que é a gestão de Bolsonaro.

Por Assessoria do Senador Humberto Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário