segunda-feira, março 23, 2020

Paulo Afonso (BA): Exames dão negativos para mais seis casos suspeitos de coronavírus

Foto divulgação

Após o LACEM de Salvador realizar coleta de exames em doze pacientes que haviam apresentado sintomas suspeitos da Covid-19 em Paulo Afonso, doença causada pelo novo coronavírus, os resultados deram negativos. Os seis resultados restantes foram divulgados nesta segunda, 23.

Os exames foram coletados por técnicos capacitados do LACEM Paulo Afonso e encaminhados para o Laboratório Central, que fica na capital baiana. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Saúde de Paulo Afonso, Ghiarone Garibalde, na tarde desta segunda, 23, dentro do Programa Ronda 93 da RBN FM.

Agora ficam dois casos suspeitos, que foram coletados neste fim de semana, e seguem no aguardo do resultado do Lacen, que está com alta demanda, recebendo exames de toda a Bahia. Assim que houver qualquer informação sobre os resultados, estaremos divulgando nos órgãos oficiais e nas redes sociais.

Tendo em vista a rápida proliferação do vírus, mesmo sem a confirmação do caso de Paulo Afonso, as precauções devem ser mantidas, sendo de fundamental importância ficar em casa, em isolamento social.

O Secretário de Saúde destacou ainda, que nesta segunda, 23, cinco barreiras sanitárias foram instaladas em pontos de acesso a cidade, porém por determinação do Presidente Jair Bolsonaro, que proíbe fechar rodovias, as pessoas não serão impedidas de passar nas barreiras sanitárias, porém elas serão avaliadas e se não apresentarem sintomas do COVID-19, posteriormente poderão seguir viagem normalmente.

Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos.

– Fazer uso do álcool em gel;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com o antebraço;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Com informação da Agência de Notícias RBN e Portal PA4.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário