quinta-feira, setembro 05, 2019

Vestindo preto, estudantes vão às ruas no 7 de Setembro contra Bolsonaro


Entidades estudantis estão convocando manifestações em diversas cidades do Brasil para o próximo sábado (7), dia em que se comemora a independência do país. O objetivo é pressionar o governo de Jair Bolsonaro (PSL) contra os desmontes na educação, na democracia, nos empregos, na aposentadoria e no meio ambiente. Contrariando o pedido do presidente para que as pessoas usassem cores da bandeira nacional nas festividades da data, estudantes espalham a orientação para que os manifestantes usem preto, seguindo o exemplo dos caras-pintadas de 1992.

Organizados pela União Nacional dos Estudantes (UNE), que sofre ataques diretos do governo de Bolsonaro, pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e pela Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), os atos do próximo sábado têm como um dos alvos prioritários as negligências do governo com relação à Amazônia, cuja pasta terá corte de 34% na verba para combate de incêndios em 2020, além dos cortes na Capes e contingenciamento nas universidades federais.

No dia 13 de agosto, a UNE organizou atos em 205 cidades do Brasil contra os cortes na educação e ameaça da privatização das universidades e institutos federais. “Essa foi a retomada do Tsunami da educação e das lutas do mês de maio que tomaram conta de todo o Brasil. Voltamos e foi apenas o começo”, diz a entidade. Ainda de acordo com a UNE, atos do 7 de setembro deverão seguir na mesma linha do Tsunami da Educação, evidenciando os ataques de Bolsonaro “contra a democracia e a nossa soberania nacional”.

Por Revista FORUM

Nenhum comentário:

Postar um comentário