terça-feira, agosto 27, 2019

Encontro promove debate sobre empregabilidade de pessoas com deficiência

 


Quinze representantes de empresas de Vitória de Santo Antão e cidades vizinhas, participaram de um encontro sobre empregabilidade da pessoa com deficiência promovido pela Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead) e a Prefeitura da Cidade, em parceria com o Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (Ciee-PE). Também participaram da conversa representantes do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Associação Pernambucana de Cegos (Apec). O evento, que aconteceu nesta segunda-feira (26), no auditório da OAB, em Vitória de Santo Antão, faz parte das atividades da Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. 

A encontro destacou a importância da contratação do público, as diretrizes que regem a lei 8.213/91 e as orientações na hora de empregar como jovens aprendiz e profissionais, além de pontuar as terminologias incorretas para identificar a pessoa com deficiência. “Uma das principais barreiras para nós, pessoas com deficiência, é a atitudinal, algo que tem dificultado ao longo dos anos a nossa inserção nos campos sociais. A partir do momento que a gente vence essa barreira e acaba com os conceitos como inválido e de uma pessoa que não pode, a gente abre o leque de oportunidades e permite que a pessoa com deficiência esteja nos mesmo lugares e tenha as mesma ferramentas de capacitação e empregabilidade que qualquer outra pessoa”, pontua o superintendente da Sead, Edimilson Silva. Durante a conversa, o gestor também ensinou expressões básicas em Libras.

Participando do evento, Patrícia King, que faz parte da equipe de Recursos Humanos da MCM Montagens Industriais, destacou que atualmente a empresa atinge a cota tanto de aprendizagem, através de parcerias com o Ciee e o Senai, quanto do corpo de profissionais com deficiência. “O acompanhamento é difícil, mas não é impossível. No dia a dia é importante monitorar e fazer testes para entender as habilidades deles e não deixar que eles se sintam diferentes. Muitos deles trazem experiências e, durante a conversa, é possível identificar onde você pode encaixar esse profissional”, afirmou.

DADOS - Para promover a inclusão profissional das pessoas com deficiência, a Coordenação de Empregabilidade da Sead encaminhou, de maio a agosto de 2019, mais de 150 profissionais com deficiência para seleções em empresas. A Coordenação atua na sensibilização de gestores públicos e privados destacando a responsabilidade social e a legislação relacionada à pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Dentre as atividades promovidas, realiza palestras nas empresas, recebe currículos e encaminha pessoas com deficiência para o mercado de trabalho e estágio.

SEMANA - Com objetivo de promover ações de inclusão social e de combate ao preconceito e à discriminação contra as pessoas com deficiência, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ) realiza a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, que acontece até 28 de agosto, com atividades em dez municípios do Estado.

Confira a programação completa no link https://docs.google.com/document/d/1RNVjbAhJQEIn9xhcH1kEZbmlkjd16zzAdnlMgsTMGJ4/edit

Assessoria de Comunicação
Governo de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário