quarta-feira, julho 10, 2019

Guarda Municipal de Paulo Afonso terá autorização para uso de arma de fogo

Nova estrutura da Guarda Municipal auxilia polícias Militar e Civil na segurança pública. Foto: Ascom

A nova estrutura da Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso permite a realização de ações conjuntas com as polícias Militar e Civil. No início de maio, o órgão recebeu duas viaturas dotadas de compartimento de custódia, para transporte de detentos até a delegacia regional.

O inspetor Mário Pinheiro observa a aquisição dos novos veículos como um avanço na segurança da população pauloafonsina. Para ele, os veículos com características de viaturas policiais garantem a integridade física, tanto dos custodiados, quanto dos GCMs.

“Antes, sempre que havia a necessidade de detenção de pessoas envolvidas em eventuais ocorrências, os custodiados eram colocados dentro de uma viatura comum, oferecendo risco, tanto para os guardas municipais, quanto para os próprios detentos. Agora, as novas viaturas proporcionam mais proteção”, diz o inspetor.

Pinheiro ressalta que a parceria com as polícias militar e civil tem proporcionado mais segurança à população, além de contribuir com a resolução de casos considerados comuns. As imagens gravadas pelas 24 câmeras do sistema de videomonitoramento implantado pela Prefeitura, em março deste ano, auxiliam na resolução de muitas ocorrências, e consequentemente na prisão de envolvidos. Em grandes eventos, de acordo com o perfil do público, a Polícia Militar solicita auxílio da GCM, o que garante a segurança dos cidadãos.

Ainda segundo o inspetor, em 2016, a Prefeitura celebrou acordo de cooperação técnica com a Polícia Federal, a fim de possibilitar a emissão de porte de arma de fogo na categoria funcional aos guardas municipais. A partir do convênio, 52 agentes passaram por curso prático e teórico, acompanhado por representante da PF (Reveja AQUI e AQUI)

“Após a conclusão do curso, todos os participantes foram submetidos a exame de psicoteste e 34 foram aprovados. A prefeitura já enviou ao Sistema Nacional de Armas (Sinarm), toda documentação exigida para autorização do uso de arma de fogo pela GCM. Em 4 de julho de 2019, o comandante do Comsetran, Cleston Andrade Cavalcante, enviou um ofício ao delegado superintendente da PF, Daniel Justos Madruga, solicitando agilidade no processo, e nós estamos aguardando a liberação dos portes, com previsão de 120 dias”, adiantou.

A Guarda Civil Municipal de Paulo Afonso, órgão ligado à Secretaria de Administração, possui um efetivo de 52 agentes, sendo que 40 atuam em trabalho operacional e 12 exercem funções administrativas. A frota conta com duas viaturas: O Grupo Especial de Ação Rápida (GEAR) e a RONDESP, que trabalham entre o Centro e o Bairro Tancredo Neves, fazendo a segurança das escolas municipais, unidades de saúde e logradouros públicos. Além disso, quatro motocicletas auxiliam no patrulhamento da cidade e em eventos especiais.

Inspetor Mário Pinheiro. Foto: Ascom

Por PA4.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário