quarta-feira, julho 24, 2019

Governo lança programa para reduzir preço do gás natural

O presidente Jair Bolsonaro e o vice-presidente Hamilton Mourão, no Palácio do Planalto, durante o lançamento do programa Novo Mercado de Gás — Foto: Marcos Corrêa/PR

O governo federal lançou oficialmente, nesta terça-feira, o Programa do Novo Mercado de Gás. O projeto prevê dar mais eficiência e quebrar o monopólio da Petrobras no setor e fazer o que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem chamado de “choque de energia barata”.

— Isso vai derrubar o preço do gás. Tem gente muito boa que estima em até 40% em dois anos a queda do gás natural. Nós temos certeza que o gás vai cair — disse Guedes.

A expectativa do governo é que as medidas impactem no preço do gás de cozinha, para a indústria e também na produção de energia elétrica — já que há usinas térmicas que usam gás natural como combustível. São ações que envolvem a venda de distribuidoras estaduais de gás, o fim do monopólio da Petrobras no setor e nova regras regulatórias por meio da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A avaliação é que a quebra do monopólio deve atrair novos players para o mercado, o que trará mais investimentos para o Brasil. Também deve facilitar a ampliação da rede de gasodutos, considerada pequena para o tamanho do país. Com mais concorrentes e dutos, o preço do gás tende a cair.

Por O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário