sábado, maio 11, 2019

PRF alerta sobre o perigo de dirigir com falta de atenção nas rodovias de Pernambuco


Conduta é a principal causa de acidente nas BRs do estado (Foto: Divulgação/PRF)

Uma blitz educativa foi realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nessa sexta-feira (10), para alertar sobre os riscos de dirigir com falta de atenção. A ação integra o Movimento Maio Amarelo e acontece no km 70 da BR 101, em Jardim São Paulo, na Zona Oeste do Recife.

A falta de atenção tem sido a principal causa de acidente nas rodovias federais de Pernambuco. Entre as causas da distração, estão o uso do telefone e das redes sociais ao volante, a pressa e o cansaço do motorista.

Em 2018, foram registrados 1.123 acidentes por falta de atenção do motorista ou do pedestre nas rodovias federais de Pernambuco, com 1.099 feridos e 102 mortes. No ano anterior, foram verificados 1.480 acidentes pela mesma causa, que deixaram 1.287 pessoas feridas e 139 mortas.

Uma pesquisa da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, aponta que o uso do celular ao volante aumenta em 400% as chances de um acidente. O motorista que trafega a uma velocidade de 80km/h e se distrai por cinco segundos ao ler uma mensagem, percorre o equivalente a um campo de futebol.

Quem dirige falando ao celular comete uma infração média, no valor de R$130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação(CNH). Já quem manuseia o celular na direção de um veículo automotor, comete uma infração gravíssima, no valor de R$293,47 e sete pontos na CNH.

Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos em todo o mundo. Com o tema "No trânsito, o sentido é a vida", o movimento reúne representantes da sociedade civil e do governo para discutir e buscar alternativas à segurança viária.

Este mês foi escolhido como referência, pois em 11 de maio de 2011 a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito.

Polícia Rodoviária Federal - Núcleo de Comunicação Social

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