sábado, maio 11, 2019

Docentes da UPE confirmam adesão à Greve Nacional da Educação do dia 15 de maio

Decisão foi tomada em assembleias realizadas em Recife, Garanhuns e Petrolina. Estudantes e servidores também vão parar.

Os professores da Universidade de Pernambuco confirmaram a participação da categoria na greve nacional da Educação agendada para a próxima quarta-feira, dia 15 de maio. A paralisação foi convocada pelas entidades da educação e centrais sindicais, em resposta às ameaças à educação perpetradas pelo governo de Jair Bolsonaro, que vêm se concretizando com medidas de cerceamento da liberdade de ensinar e aprender e com os cortes de verbas anunciados oficialmente pelo Ministério da Educação.

A adesão à greve ocorreu em três assembleias convocadas pela Seção Sindical dos Docentes (Adupe). A primeira assembleia ocorreu na manhã da quarta-feira (8/5/2019), na sede do Sindicato, no Bairro de Santo Amaro, em Recife. Além dos docentes, a assembleia contou com a participação de representantes do Sindicato dos Servidores da UPE (Sindupe) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE-UPE).

Em Garanhuns, a assembleia foi realizada na tarde do mesmo dia, com presença de cerca de 20 docentes e de representantes do movimento estudantil. Os docentes do Campus Petrolina se reuniram ontem (09/05) em assembleia, que contou também com a participação de integrantes do movimento estudantil.

Nas três ocasiões foi rechaçada a política fascista adotada pelo governo de Jair Bolsonaro, caracterizada pela perseguição a professores e alunos, pela ameaça de extinção dos cursos de filosofia e Sociologia, pela proposta de elitização do ensino superior e pela sangria dos recursos da educação .

Além de aprovarem a adesão à greve do dia 15 de maio, os presentes foram unânimes no entendimento de que, para derrotar a política de desmonte da educação do governo de Jair Bolsonaro é preciso que professores, servidores e estudantes marchem unidos.

A greve do dia 15 é preparatória para a greve geral de todos os trabalhadores e trabalhadoras do país, convocada por todas as centrais sindicais para o dia 14 de junho, como primeiro passo para a derrubada da proposta de mudanças na Previdência encaminhada pelo governo federal.

No plano estadual, foi destacado nas assembleias que o Governo de Pernambuco tem aplicado também uma política de contingenciamento dos recursos no orçamento da UPE, prejudicando a qualidade do ensino e impondo o congelamento salarial dos professores e servidores.

Veja os encaminhamentos das assembleias

RECIFE
=> Criação de Comando Central e dos Comandos Locais de Greve
=> Mobilização unificada das entidades de professores, servidores e estudantes
=> Realização de ato político cultural na manhã do dia 15 em frente à Reitoria da UPE, em reforço ao ato principal que ocorrerá à tarde.
GARANHUNS
=> Participação da Adupe na organização do Ato Público da Greve do dia 15/05 em Garanhuns,
=> Criação de um grupo de trabalho para apresentar as atividades da UPE a sociedade;
=> Elaboração de estratégias de denúncia do contingenciamento imposto pelo governo do Estado a UPE.
PETROLINA
=> Formada uma comissão para elaborar um material de divulgação das considerações da UPE/ Petrolina para ser distribuído na manifestação
=> Participação dos docentes na manifestação que ocorrerá na manhã do dia 15

Saiba como participar dos atos do dia 15 de maio

Em Recife
12h – Ato político cultural em frente à Reitoria da UPE, com participação de professores, alunos e servidores
15h - Concentração para o Ato da Greve Nacional da Educação
Local: Rua da Aurora – em frente ao Ginásio Pernambucano
Em seguida, passeata até o Pátio do Carmo, onde haverá o grande ato

Em Garanhuns:
8h - Ato Unificado - Adupe e demais sindicatos e entidades;
Local: Praça da Fonte Luminosa

Em Petrolina
8h30 – Grande ato da Greve Nacional da Educação
Local: Praça do Bambuzinho

Ascom ADUPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário