sábado, maio 25, 2019

Ninho de gavião-carcará entregue à CPRH é repassado para laboratório da UFPE

Construído com arames, fios, gravetos e barbantes, ninho foi removido de uma torre de empresa telefônica em área urbana de Piedade (Fotos: Arquivo CPRH e Alpin Serviços Prediais)

Encontrado quase no final de uma torre de celular de 27 metros, instalada em cima de um prédio de dois pavimentos no bairro de Jardim Piedade, em, Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife, um ninho de gavião-carcará (Caracara plancus) – construído com material recolhido em área urbana – passa a integrar a coleção ornitológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A unidade de Fauna da CPRH fez a entrega ao Laboratório de Ornitologia (Ornitolab), do Departamento de Zoologia da instituição.

Com um ovo rachado, já seco, o ninho foi removido – praticamente inteiro – por uma empresa de alpinismo industrial contratada pela empresa de telefonia TIM. Sua presença no local onde foi montado estava prejudicando os serviços de manutenção da antena, já que carcarás adultos estavam sempre na área, conforme informou um dos profissionais responsáveis pelo serviço, Carlos Antônio, da Alpin Serviços Prediais, ao fazer a entrega à CPRH.


“Na selva de pedra em que estamos vivendo, as aves vão cada vez mais se aproximando da área urbana, já que estão perdendo espaços, e procurando novas áreas para garantir a sobrevivência. Mesmo áreas próximas, mas sem movimentação de humanos”, disse Carlos Antônio, enfatizando que seguiu a orientação de, o quanto possível, fazer a remoção sem quebrar o material. 

Com aproximadamente 65cm de comprimento, 40cm de largura e 35 cm de altura, o ninho foi construído por arames, fios, cabos de internet, gravetos, ramos de árvores, barbantes e até um pedaço de papel preso. A taxidermista Daniele Mariz Vieira, do Centro de Biociências da UFPE, destacou que peças como essa são importantes para pesquisas de comportamento animal e ecologia, entre outros aspectos. A coleção do Ornitolab tem ninhos de diversas espécies, entre elas de curutié, garibaldi, rolinha, ferreiro-relógio e joão-de-barro, mas não tinha ainda do carcará.

Destacado na música do maranhense João do Vale (1934-1996), o carcará – “...pega, mata e come/não vai morrer de fome...” – é uma ave da família dos falcões, muito encontrado em lixões e aterros sanitários, junto com urubus e garças. Não apresenta vínculo com ambientes florestais, prefere campos abertos, cerrados e caatingas e é também muito presente na área urbana – inclusive em áreas próximas de aeroportos, o que o faz vítima ocasional de colisões. 

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário