sexta-feira, maio 17, 2019

Jair Bolsonaro convida deputados do Nordeste para reunião na próxima quarta-feira



Os parlamentares da Bancada do Nordeste estão sendo convidados pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) para um café da manhã, na próxima quarta-feira, às 8h, no Palácio do Planalto. No encontro, o chefe do Executivo deve tratar de temas como a reforma da Previdência, Educação e os pleitos Região. Vale lembrar que a reunião acontece um dia antes da data em que está prevista uma visita de Bolsonaro a Pernambuco. Esta será a primeira agenda do gestor federal no Nordeste desde que foi eleito. Pernambuco conta com 25 parlamentares. 

A reunião com a bancada nordestina acontece 13 dias após encontro entre Bolsonaro e os governadores nordestinos - opositores ao governo do presidente, que, na ocasião, entregaram uma carta com pontos prioritários para o diálogo com o Governo Federal. A estratégia de pressionar os gestores estaduais por apoio à reforma da Previdência não surtiu o efeito esperado e o convite pode ser visto como um gesto direto aos congressistas.


André de Paula, líder do PSD na Câmara Federal, ressaltou que o encontro é uma cobrança antiga do presidente da bancada do Nordeste, deputado Júlio César (PSD-PI). "O deputado Júlio Cesar tem a muito tempo cobrado do presidente Bolsonaro uma reunião com a bancada do Nordeste, que é uma bancada bem orgânica, tem sempre reuniões. Essa será a primeira em que o presidente vai participar", disse.

O deputado federal Danilo Cabral, por sua vez, acredita que esta é uma oportunidade para debater com o Governo Federal e conhecer "o que, de fato", pensa o governo sobre o Nordeste. "Eu defendo que a gente participe da reunião. Temos que fazer oposição de forma colaborativa. Temos que escutar, saber o que vai se apresentado. Está prevista a apresentação de um plano de desevolvimento regional. É a primeira vez que a gente vai ouvir esse governo falar sobre a questão do Nordeste. Nós queremos que o Nordeste seja tratado com respeito", disse.

Líder do PSB na Câmara Federal, Tadeu Alencar defende a participação da bancada desde que a reunião resulte "em um desdobramento concentro". Para ele, "é interessante" uma conversa com o presidente para trazer as questões que afetam o Nordeste. "Acho que isso tem que ser feito de modo coordenado. Nós temos a obrigação de defender os interesses do Nordeste e do nosso Estado", ponderou.

Para Sílvio Costa Filho (PRB), é preciso que o presidente construa uma pauta programática para a região. "É importante que ele (Bolsonaro) possa ouvir a bancada, que possa ampliar o diálogo com o Nordeste, que possa andar pela região. Mas, o mais importante, é que ele, de fato, possa apresentar uma agenda objetiva para a região. Uma agenda que dialogue com as necessidades da retomada das obras, de ampliar os programas sociais e de criar de forma permanente um canal com os parlamentares", pontuou. Além disso, ele defende a participação de toda a bancada pernambucana. "(Assim) a gente mostra que Pernambuco está unido para ajudar o Estado", completou.

Por Folha de PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário