segunda-feira, março 18, 2019

Mudança do clima e sistema agrovoltaico entram na pauta da UFRPE



Nesta segunda-feira (18), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) inicia o ano letivo da pós-graduação para profissionais voltados ao desenvolvimento sustentável do interior do estado e do Nordeste. Os efeitos da mudança climática sobre a agricultura e o bioma Caatinga, bem como o sistema agrovoltaico como estratégica tecnológica de adaptação aos desafios do clima e como uma nova oportunidade socioeconômica serão abordados na aula inaugural do período. A palestra será ministrada pela climatologista do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Francis Lacerda. A pesquisadora coordena uma rede científica nacional (Ecolume) que está instalando em Ibimirim o primeiro sistema agrovoltaico da América do Sul.

O sistema agrovoltaico prioriza matrizes energéticas, hídrica e alimentar. Diante da relevância do tema, todos os estudantes da Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural (PADR), do Campus de Recife da UFRPE, estarão participando da palestra. “A aula fará parte do início das atividades do semestre 2019.1”, adianta André Melo, coordenador do PADR. Essa pós da UFRPE pesquisa justamente o estudo de mercados, gestão de organizações, desenvolvimento sustentável e agronegócios.


Frente à mudança do clima e o novo sistema de produção de alimentos no Semiárido através de painéis solares, tubos suspensos, reuso da água e reflorestamento de plantas nativas (sistema agrovoltaico), acreditamos que podemos ajudar com esses profissionais-estudantes especializados, uma vez que o PADR busca contribuir na formação deles através de uma melhor inserção frente às mudanças em curso no mundo contemporâneo, como a crescente integração da economia aos mercados globais, a modernização econômica, tecnológica e organizacional da sociedade do Brasil, a criação e transferência de novos conhecimentos e tecnologias.

II Seminário Alimenta Ação

Francis ainda integra o Comitê de entidades promotoras do II Seminário Alimenta Ação, tendo o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) como uma das instituições organizadoras. Com o objetivo de fornecer subsídios para a construção de uma agenda de trabalho comum entre instituições colaboradoras para o apoio à adesão municipal ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), o evento ocorreu em outubro de 2018. E, nesta quarta-feira (20), às 9h, no CAOP-Cidadania, no Recife, será realizado o planejamento para o encaminhamento das atividades.

IPA/Ecolume

Nenhum comentário:

Postar um comentário