terça-feira, julho 31, 2018

Ceará tem 4 delegacias atacadas em série de atos criminosos


O 35º Distrito Policial, no Bairro Curió, em Fortaleza, foi antigido por diversos disparos de arma de fogo na madrugada desta terça-feira (31), quinto dia seguido de ataques criminosos contra ônibus e prédios públicos no Ceará. Este foi o quarto ataque contra delegacias do estado. Ainda nesta madrugada, pelo menos seis carros foram queimados por criminosos no pátio do 20º Distrito Policial, em Maracanaú, Região Metropolitana.

Desde a sexta-feira (27), pelo menos 16 ônibus foram incendiados e 15 prédios públicos foram alvos de ataques na Grande Fortaleza.

Outra delegacia de Maracanaú já tinha sido alvo dos bandidos. Nesta segunda-feira (30), uma granada foi deixada na entrada do 28º Distrito Policial, no Parque Piratininga. Já na sexta-feira, a unidade policial de Chorozinho foi atingida por tiros.

De acordo com o secretário da Segurança do Ceará, André Costa, os atos são uma reação de criminosos após a morte de três suspeitos de integrarem uma facção criminosa. As mortes ocorreram quando os chefes de facção trocaram tiro com policiais.

Ataques da madrugada

Os ataques contra o 35º e 20º distritos policiais ocorreram, aproximadamente, no mesmo horário, por volta das 2h desta terça. Segundo a polícia, uma quadrilha passou pelo 20º DP em um veículo e arremessou artefatos incendiários de fabricação caseira contra a delegacia. O fogo atingiu um carro e logo se alastrou para os demais veículos do pátio.

O Corpo de Bombeiros foi chamado ainda na madrugada para controlar o incêndio. Os bombeiros utilizaram jatos de água para apagar as chamas e evitar que o fogo atingissem outros veículos que estavam no local. Pelo menos seis carros ficaram completamente destruídos, de acordo com a polícia.

Mais de 40 tiros

Já no Curió, homens armados passaram pela Avenida Professor José Arthur de Carvalho e dispararam contra a delegacia. No momento do ataque, dois policiais civis estavam no e se protegeram no interior da unidade.

Um dos agentes comentou que a polícia suspeitava que a delegacia pudesse ser alvo dos bandidos. Por isso, os carros apreendidos que ficam no pátio foram transferidos para a parte interna do prédio.

Os disparos atingiram toda a fachada da delegacia, que ficou com diversas marcas de balas. A polícia disse que foram, pelo menos, 40 tiros. Ninguém ficou ferido. A polícia apreendeu diversas cápsulas deflagradas que ficaram no entorno da unidade.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o crime. Policiais realizaram buscas durante a madrugada, mas não localizaram os suspeitos.

Onda de violência

Além dos ônibus, foram atacados prédios públicos e privados, como secretarias, agências bancárias e dos Correios, e sede da prefeitura nos cinco dias de violência.

Três homens foram presos em flagrante por relação com os atos de vandalismo em Fortaleza. Outras sete pessoas foram capturadas, mas liberadas posteriormente por falta de provas para manter a prisão.

Veja a relação dos ataques criminosos ocorridos no estado:

16 ônibus queimados

Sexta-feira: 10 ôninus incendiados

Quatro veículos foram atacados em diferentes ruas do Bairro Sapiranga.
Outros cinco ônibus foram incendiados ao longo do dia nos bairros Parque Dois Irmãos, Bela Vista, Parque São José, Álvaro Weyne e Jacarecanga, em Fortaleza.
Um outro ônibus foi queimado em Horizonte, Região Metropolitana da capital.

Sábado: 3 ônibus incendiados

Os ataques ocorreram nos bairros Passaré, Pirambu e Cristo Redentor.
Domingo: 2 ônibus incendiados

Um ônibus foi incendiado no Bairro Bonsucesso, em Fortaleza, e outro foi atingido com tiros e queimado em Caucaia.

Segunda-feira: 1 ônibus incendiado

Um micro-ônibus foi destruído na Rua Pernambuco, em Fortaleza, em um ataque incendiário na tarde desta segunda-feira.

Ataques a prédios públicos e privados

Agências bancárias: 2 ataques

Bandidos incendiaram o prédio do Banco Itaú, na Avenida Washington Soares, em Fortaleza, na noite de sábado. O fogo não se alastrou e foi controlado.
Na sexta, coquetel molotov foi arremessado contra a agência bancária da Caixa Econômica no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza.

Delegacias: 4 ataques

Granada é deixada no 28º Distrito Policial, em Maracanaú, nesta segunda-feira (30). Nesta terça, criminosos queimaram carros que estavam no pátio do 20º DP.
Homens armados atiraram contra a Delegacia de Chorozinho. Ninguém ficou ferido.
Quadrilha atirou contra Delegacia de Maracanaú.

Outros prédios:

Bomba caseira destruiu cerca de 150 motocicletas do tipo “cinquentinha” no depósito do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, no Bairro Passaré.
Coquetel molotov arremessado contra a agência bancária da Caixa Econômica no Bairro Carlito Pamplona, em Fortaleza.
Disparos de arma de fogo na agência dos Correios no Bairro Jacarecanga, em Fortaleza.
Bandidos atiraram contra a fachada da Secretaria da Fazenda de Caucaia.
Coquetéis molotov arremessados na Regional IV, da Prefeitura de Fortaleza, no Bairro Serrinha; o fogo não se alastrou pelo prédio.
Bandidos arremessaram um coquetel molotov contra o prédio do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, no Bairro Aerolândia.
Autarquia Municipal de Tânsito (AMC) de Caucaia é atingida por disparos.
Coquetéis molotov foram jogados na sede da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, no Bairro Vila União.

G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário