terça-feira, fevereiro 27, 2018

Prazo para cadastramento biométrico em Belém de São Francisco e mais 20 cidades de Pernambuco termina em março


Os eleitores de 21 cidades de Pernambuco têm até o dia 27 de março para realizar o cadastramento biométrico. Na Região Metropolitana do Recife, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) montou postos de atendimento em Camaragibe e no Cabo de Santo Agostinho para atender a 87 mil pessoas que ainda não realizaram o procedimento. (Veja vídeo acima)

O município de Pombos, no Agreste, encerra o processo na quarta-feira (28). Frei Miguelino, na Mata Norte, tem prazo até a sexta-feira (2).

O eleitor que não fizer a biometria poderá sofrer restrições no CPF, deixar de obter matrículas em instituições de ensino, ser impedido de tomar posse em cargo público, além de ficar sem poder tirar ou renovar passaporte.

Em Camaragibe, o posto funciona em um ônibus estacionado no terminal de coletivos do bairro de Tabatinga. O atendimento no local tem início na manhã desta terça-feira (27) e acontece de segunda a sexta-feria, entre 8h e 13h, até o dia 27 de março.


O cadastramento é feito em três etapas: colheita das digitais, foto e assinatura digital. "O tempo previsto é de 10 a 15 minutos", afirma o chefe de cartório do TRE, Hélio Santana.

Quem desejar trocar a cidade em que vota para Camaragibe também pode recorrer ao atendimento no ônibus. Para isso, o eleitor precisa levar o RG e um comprovante de residência que comprove vínculo com a cidade.

No município, cerca de 37 mil pessoas ainda não realizaram o cadastro. O perfil desses eleitores é marjoritariamente do sexo masculino, com idade entre 18 e 24 e com segundo grau incompleto.

Cabo de Santo Agostinho

No município do Cabo de Santo Agostinho, o posto de atendimento biométrico do TRE-PE funciona no Shopping Costa Dourada, ao lado do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran), no bairro de Cidade Garapu. O ponto também passa a funcionar na manhã desta terça-feira (27).

O atendimento acontece entre as 8h e as 14h, de segunda a sexta-feira. Diariamente, será possível atender 200 pessoas.

Na cidade, cerca de 30% dos eleitores ainda não realizaram o recadastramento biométrico, equivalente a mais de 50 mil pessoas. Ao todo, 165.941 eleitores votam no município.

Há, ainda, outros dois novos postos no distrito de Jussaral. Um fica localizado na Escola Estadual Marquês de Recife e outro no Centro de Referência de

Assistência Social (CRAS) em Ponte dos Carvalhos.

Mais cidades

Outras 20 cidades terão prazo de cadastramento biométrico no dia 27 de março. São elas: Agrestina, Belém de São Francisco, São José do Belmonte, Casinhas, Riacho das Almas, Exu, Sairé, Triunfo, Surubim, Bodocó, Flores, Mirandiba, São José do Egito, Lagoa do Carro, Carpina, Gameleira, Ribeirão, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Camaragibe.

Com a conclusão deste ciclo de cadastramento, Pernambuco terá cerca de quatro milhões e meio de eleitores biometrizados. Outros dois milhões que deverão passar pelo processo até 2022. Este é o prazo final estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para atingir 100% de todo o eleitorado brasileiro.

No ciclo atual, dos cerca de 935 mil eleitores previstos, até o momento, 725.000 já se cadastraram com biometria. Em todo o estado, cerca de 210 mil eleitores precisam se apressar para realizar o procedimento.

De novembro de 2016 até agora, 38 municípios iniciaram o processo de biometrização de seus eleitores e, destes, 22 ainda se encontram com o processo de cadastramento biométrico em andamento.

Calendário

28/02 - Pombos

02/03 - Frei Miguelinho

27/03 - Agrestina, Belém de São Francisco, São José do Belmonte, Casinhas, Riacho das Almas, Exu, Sairé, Triunfo, Surubim, Bodocó, Flores, Mirandiba, São José do Egito, Lagoa do Carro, Carpina, Gameleira, Ribeirão, São Lourenço da Mata.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário