terça-feira, agosto 01, 2017

Cronograma da Transposição do Rio São Francisco será mantido, diz senador Eunício Oliveira


O cronograma de obras do Eixo Norte da Transposição do rio São Francisco não sofrerá novos atrasos. Foi o que assegurou o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB) nesta segunda-feira (31), véspera da retomada dos trabalhos legislativos, em manifestação motivada pela preocupação da sociedade com eventual contingenciamento de verbas federais. Segundo ele, os recursos para as obras estão assegurados e a previsão de conclusão é para o início do próximo ano.

Eunício disse que conversou com o presidente Michel Temer e com os ministros Helder Barbalho, da Integração Nacional, e Dyogo Oliveira, do Planejamento, sobre o contingenciamento de verbas. Ele assegurou ter renovado com todos o compromisso com o cronograma das obras, retomadas recentemente após superada a paralisação tanto por desistência da empresa vencedora da licitação anterior quanto por pendências judiciais motivadas por consórcio perdedor na licitação vigente.


“A Transposição é extremamente importante para o Ceará e para outros estados do Nordeste. Não temos condições de paralisar essa obra. Portanto, ficou assegurando com o Governo Federal que esse corte de verbas do Ministério da Integração será feito em outras áreas, preservando a Transposição do São Francisco. Assim, fico tranquilo de que não haverá atraso no calendário”, garantiu Eunício.

O Eixo Norte vai levar água do São Francisco para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Segundo informações do Ministério da Integração, a estrutura capta a água em Cabrobó (PE) e vai conduzi-la aos destinos por meio dos canais e outras estruturas de engenharia. Serão beneficiados cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios, 4,5 milhões somente na Região Metropolitana da capital cearense.

Eunício destacou ainda que outros relevantes projetos de segurança hídrica para o Ceará, como o Lago de Fronteiras, em Crateús, e o Açude do Barbosa, em Lavras da Mangabeira, também serão preservados. Ambos entraram na lista de prioridades do Governo Federal quando Eunício exerceu o cargo de presidente da República com a viagem de Michel Temer à Rússia, no início de julho.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário