sábado, julho 08, 2017

Transposição do São Francisco: obras do Eixo Norte são reiniciadas e movimentam o sertão do Ceará e de Pernambuco

Os primeiros serviços dessa etapa (Meta 1N) começaram na última semana com a efetivação dos primeiros profissionais. Desde o início da recente mobilização, mais de 5 mil pessoas da região do sertão pernambucano e cearense enviaram seus currículos profissionais para as empresas responsáveis pelas obras.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, vistoriou nesta sexta-feira (7) as obras do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, localizadas no estado do Ceará. No município de Penaforte, foram inspecionadas as atividades da primeira etapa do eixo (Meta 1N), responsável por dar funcionalidade a todo o empreendimento. A movimentação para o reinício dos trabalhos - mobilização de profissionais para a retomada da obra - foi autorizada logo após a emissão da ordem de serviço no fim de junho.

“É um esforço para estruturar ações que irão permitir o acesso à água de qualidade e, com isso, a conclusão do Projeto São Francisco. O Eixo Leste já foi entregue. E o Norte está a todo vapor para garantir qualidade de vida aos brasileiros”, disse ministro Helder Barbalho.

As contratações estão em curso e a expectativa é de que 500 trabalhadores já estejam fazendo parte do projeto até o próximo mês. No pico das atividades, o número de carteiras assinadas chegará a dois mil. O ministro explicou que estão sendo abertas várias frentes simultâneas para acelerar as atividades para que a água chegue ao Ceará já no início do próximo ano, a fim de evitar o possível colapso hídrico na região metropolitana da capital Fortaleza.


Os primeiros serviços dessa etapa (Meta 1N) começaram na última semana com a efetivação dos primeiros profissionais. Desde o início da recente mobilização, mais de 5 mil pessoas da região do sertão pernambucano e cearense enviaram seus currículos profissionais para as empresas responsáveis pelas obras.

24 horas – Quase 200 trabalhadores já atuam no trecho, que conta com a operação de 65 equipamentos pesados ao longo dos 140 quilômetros de extensão da Meta 1N. Para dar celeridade no cronograma da primeira etapa (1N), as jornadas de trabalho deverão ser de 24 horas em três turnos.

98% – As outras duas Metas (2N e 3N) já estão 98% finalizadas. Depois da vistoria da Meta 1N, o ministro Helder Barbalho também inspecionou o reservatório Jati – quase concluído com 99,9% de execução -, no município de Jati, também no Ceará. Essa estrutura pertence à Meta 2N.

Benefício – O Eixo Norte vai levar água do São Francisco para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A estrutura capta a água, em Cabrobó (PE), e vai conduzi-la, por meio dos canais e demais estruturas de engenharia, até esses estados. Serão beneficiados cerca de 7,1 milhões de habitantes em 223 municípios, 4,5 milhões somente na Região Metropolitana da capital cearense.

A obra – Com 94,92% finalizado, o trecho completo (1N, 2N e 3N) possui 260 quilômetros de extensão, incluindo canais, três estações de bombeamento, oito aquedutos, 16 reservatórios e três túneis. Um deles – Cuncas 1 – é considerado o maior da América Latina para o transporte de água, com 15 quilômetros de comprimento. A estrutura atravessa dois estados: Ceará e Paraíba, passando por quatro municípios: Mauriti (CE), Barro (CE), Monte Horebe (PB) e São José de Piranhas (PB).

Interrupção e retomada – Apenas a execução da primeira etapa (1N) do Eixo Norte foi interrompida. Isso aconteceu quando a construtora responsável (Mendes Júnior) informou ao Ministério a sua incapacidade técnica e financeira de continuar com os dois contratos firmados com a Pasta, em junho de 2016. Naquela ocasião, o Governo Federal iniciou o processo de substituição da empresa. Em 20 de junho deste ano, o Ministério da Integração Nacional assinou a ordem de serviço para o consórcio Emsa-Siton finalizar as obras.

Eixo Leste - O Projeto São Francisco também é composto por outro eixo de transferência de água – o Leste –, inaugurado em março e que já beneficia mais de 700 mil pessoas nos estados de Pernambuco e Paraíba.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Integração Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário