domingo, junho 25, 2017

Em nova soltura da CPRH, 81 animais silvestres retomam a liberdade

Atividade da última quinta (22), em área de mata da Reserva do Paiva, teve participação de estudantes e fez parte da programação do Mês do Meio Ambiente (Foto: Érica Monte/CPRH)

Um grupo de estudantes de dez a doze anos acompanhou, na quinta-feira passada (22), uma ação de soltura de animais silvestres realizada por equipe da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A operação fez parte da programação comemorativa ao Mês do Meio Ambiente e, nela, 81 animais – entre aves, preguiças, timbus, preás, iguanas e cobras – foram devolvidos ao habitat natural, em área de mata da Reserva do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife.

Os animais ganharam de volta a liberdade após um período sendo cuidados no Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH. Antes da soltura, biólogos e agentes das unidades de Fauna e Educação Ambiental da CPRH falaram com os alunos sobre a importância da preservação das espécies e do trabalho realizado pelo Cetas, para onde são levados os animais silvestres apreendidos em ações de fiscalização contra o tráfico e a venda ilegal, os resgatados e acidentados e também os de entrega voluntária. O Cetas funciona no bairro da Guabiraba, no Recife, em zona rural.
Numa tarde diferente, fora das salas de aula, os estudantes acompanharam, atentos, todas as etapas da soltura de duas iguanas, duas preguiças, oito timbus, dois preás, cobras (coral falsa e jiboia) e muitas aves, todas de ocorrência em Mata Atlântica. Entre elas: gaviões carijó e carcará, canários da terra, sabiás-laranjeira, sabiás-branco, papa-capins, tizius, guriatãs, sibitos, tuins, sanhaçus-cinzento e sanhaçus-do-coqueiro. Com o importante simbolismo da defesa da natureza, muitos registraram as cenas com o celular.

A atividade foi realizada em parceria com a Associação Geral da Reserva do Paiva – os alunos participantes estudam na unidade do Colégio Santa Maria que funciona na Reserva. Foi a segunda soltura com estudantes na programação do Mês do Meio Ambiente. A primeira foi no Parque Municipal Vasconcelos Sobrinho, em Caruaru, com estudantes da rede municipal de ensino, numa parceria com a prefeitura local. Nos primeiros cinco meses do ano, o Cetas Tangará acolheu 5.131 animais silvestres e, no mesmo período, promoveu a soltura de 3.108.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH
www.cprh.pe.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário