quinta-feira, março 16, 2017

Yared afirma que PEC da Previdência representa retrocesso nas conquistas femininas

Deputada paranaense garante que votará contrária à medida para preservar o direito dos trabalhadores
A deputada federal Christiane Yared (PR-PR) reafirmou nesta quarta-feira (15) que votará contra a provação da PEC da Previdência. A parlamentar justifica que, apesar de ser considerada da base de apoio do governo Temer, não poderá aceitar que os trabalhadores sejam penalizados com duras medidas apresentadas no texto original da proposta.

“Tenho certeza que o texto, se aprovado, penalizará ainda mais nós, as mulheres. Na área rural, responsável por 80% da economia do Paraná, as mulheres vivem 5 anos menos que os homens. Delas, 97,6% realizam exclusivamente atividades domésticas. Já os homens, apenas 48,22%. Elas dedicam, em média, 28,01 horas semanais a esse trabalho”, afirmou.

Segundo Yared, as mulheres que trabalham no campo respondem por 17,2% dos benefícios da previdência e, apesar disso, em 2015 ficaram com apenas 12,1% do total desses valores. “Além de recebermos em média de 27% a menos que os homens no mercado de trabalho, nós mulheres contribuímos muito mais com a Previdência do que recebemos de volta”.

A parlamentar lembrou que as mulheres ocupam postos de trabalho muito mais precários que os dos homens. “As mulheres sofrem com a segunda e até a terceira jornada. Os números revelam que 90,6% das mulheres realizam tarefas domésticas enquanto apenas 51,35% dos homens as fazem”, sustenta ao se referir à pesquisa do IBGE/PNAD de 2014.

No discurso, Yared citou o relatório do Fórum Econômico Mundial no qual frisa que com as atuais políticas públicas de igualdade de gênero, o Brasil poderá levar 170 anos para alcançar a equidade social e econômica entre mulheres e homens. “Sou contrária à aprovação da Reforma da Previdência. Não deixarei, de forma alguma, que uma mudança como esta retroceda os curtos passos que conseguimos dar em benefício das trabalhadoras e dos trabalhadores brasileiros”, enfatizou.

Objetiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário